Confira aqui os depoimentos
-
Carolina M.B. - Câncer de Mama
"Descobri o câncer de mama aos 42 anos..."
Descobri o câncer de mama aos 42 anos, quinze dias após defender meu doutorado. Estava vivendo um período bastante atribulado, mas procurei um mastologista poucos dias depois de perceber um endurecimento estranho na mama esquerda. Fui tranquila à consulta, acreditando que não seria nada demais. Sempre tive uma rotina cuidadosa com a saúde, especialmente em relação à alimentação e à prática de exercícios físicos.
Para minha surpresa, o médico pediu que eu repetisse uma mamografia feita quatro meses antes, que havia apresentado resultado absolutamente normal. Naquele instante, percebi que algo não ia bem. No dia seguinte, o exame mostrou um BIRADS 4, e minha vida mudou completamente.
A biópsia confirmou o diagnóstico de carcinoma ductal invasivo de grau 3, e a imunohistoquímica revelou tratar-se de um tumor triplo negativo, o que explicava seu crescimento tão rápido. Foi necessário iniciar o tratamento pela quimioterapia, com o objetivo de reduzir o tumor e evitar uma possível metástase.
Ao final dos ciclos, desenvolvi uma infecção pulmonar que me levou a uma internação de dez dias. A intercorrência me abalou profundamente e cheguei a pensar que nunca mais me recuperaria. Estava exausta física e emocionalmente. Mas, em seguida, veio a cirurgia, que revelou uma resposta patológica completa. Foi o início de uma longa e difícil recuperação.
O medo da recidiva e a fadiga decorrente do tratamento me acompanharam por um bom tempo, mas, pouco a pouco, fui me reabilitando. Apesar dos efeitos de uma menopausa precoce, os exercícios físicos e os suplementos alimentares me ajudaram a retomar o bem-estar.
No dia 14 de novembro de 2025, completo quatro anos desde o fim das quimioterapias, a fase mais dura do meu tratamento, mas que me trouxe a cura de um câncer considerado tão agressivo.
Minha experiência me mostrou que ninguém está livre de ter um câncer, mas que o diagnóstico precoce, aliado a bons hábitos de saúde, pode ser a chave para um tratamento bem-sucedido.