Vivendo com um glioma
Para alguns pacientes, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação sobre uma possível recidiva ou metástase. Esse sentimento é comum entre a maioria dos pacientes que enfrentaram a doença.
Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente, exigindo tratamentos regulares para tentar manter a doença sob controle. A vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e fazer novas escolhas.
Cuidados no acompanhamento
Mesmo após o término do tratamento, a equipe médica ainda irá lhe acompanhar de perto por alguns anos. Por isso, é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nessas visitas, o médico realizará exames, discutirá sinais e sintomas que você possa estar apresentando e poderá solicitar exames laboratoriais ou de imagem para determinar uma recidiva ou a estabilidade da doença.
Além disso, os tratamentos contra câncer podem causar efeitos colaterais que variam em duração. Há também efeitos que só se manifestam muito tempo após o término do tratamento. Por isso, suas visitas ao médico são um bom momento para fazer perguntas e falar sobre quaisquer alterações ou problemas que você perceba ou preocupações que você possa apresentar.
Possíveis efeitos colaterais
Os tumores cerebrais podem provocar determinados efeitos colaterais que podem ter um impacto na qualidade de vida do paciente.
Esses efeitos podem afetar diferentes áreas do cérebro que controlam diferentes funções, o que significa que quaisquer efeitos colaterais de um tumor cerebral dependem da localização, tamanho e agressividade.
Os efeitos colaterais de um tumor cerebral podem incluir:
- Alterações na personalidade. Podem ocorrer mudanças na personalidade de um paciente diagnosticado com um tumor cerebral, que podem variar de falta de motivação a irritabilidade e até agressividade. Essas alterações podem ter várias causas. Ter um tumor cerebral não significa que a pessoa terá impactos na personalidade..
- Perda de memória e dificuldades para recordar. Os tumores cerebrais podem provocar perda de memória ou dificuldades para lembrar de acontecimentos passados. A causa disso pode ser o próprio tumor, que está comprimindo alguma função cerebral, ou colateral do tipo de tratamento realizado.
- Dificuldades de comunicação. Os tumores cerebrais e seus tratamentos podem provocar problemas com a comunicação, como dificuldades com a fala ou linguagem, ou ainda dificuldade para entender uma conversa. É importante lembrar que nem todos os acometidos por um tumor cerebral terão dificuldades de comunicação.
- Fadiga e cansaço. Muitos pacientes podem apresentar fadiga e cansaço.
- Depressão. É muito natural sentir mau humor ou se sentir triste durante o tratamento de um tumor cerebral. É importante lembrar que essa tristeza durante o diagnóstico e/ou tratamento não se tornará necessariamente depressão clínica, mas cuidados com a saúde mental devem ser priorizados.
- Cognição. Os tumores cerebrais e seus tratamentos podem, às vezes, criar dificuldades cognitivas, que podem incluir problemas com a aprendizagem, pensamento, concentração, resolução de problemas, planejamento e tomada de decisão.
- Convulsões. Um tumor cerebral pode provocar convulsão ou estados epilépticos, o que significa ter convulsões repetidas. Isso pode acontecer porque o tumor cria um desequilíbrio químico no cérebro ou faz com que as células ao redor do tumor se desenvolvam de forma diferente. Entretanto, nem todos os pacientes afetados por um tumor cerebral terão convulsões ou epilepsia.
- Dificuldades para a aprendizagem. Crianças que têm ou tiveram um tumor cerebral podem desenvolver dificuldades na aprendizagem em algum momento da vida. As dificuldades podem ser devido a uma série de fatores, como tempo fora da escola ou aos efeitos colaterais do tumor e seus tratamentos.
- Problemas de visão. Os tumores cerebrais podem provocar problemas de visão, o que pode ser devido ao próprio tumor ou seus tratamentos. Alguns possíveis problemas de visão são perda parcial ou total da visão, olhos secos, visão dupla ou hipersensibilidade à luz. Entretanto, nem todos os pacientes terão dificuldades de visão ou deficiência visual. Além disso, os sintomas podem ser diferentes de paciente para paciente.
Recuperando-se dos efeitos colaterais do tumor e seus tratamentos
Alguns efeitos colaterais são temporários e desaparecem após o término do tratamento, mas outros podem durar meses ou até anos. Em suas consultas de acompanhamento após o término do tratamento converse com seu médico sobre todas e quaisquer alterações ou problemas que você perceba.
Conforme você vai se recuperando do tratamento seu médico pode determinar a extensão da lesão causada ao cérebro ou a outras áreas. Ele poderá solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética para determinar a extensão e localização de quaisquer alterações a longo prazo no cérebro.
Você poderá contar com ajuda de vários profissionais de saúde no seu processo de recuperação, como neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fisiatra, fonoaudiólogo, oftalmologista, psicólogo e endocrinologista dependendo do enfoque que você precisa. Seu médico o orientará sobre o profissional indicado para o seu caso específico.
Texto originalmente publicado nos sites Mayo Clinic, Cancer Research Uk e The Brain Tumour Charity, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.