Vivências

Um mês da realização da radiocirurgia do fígado e aquela apreensão sobre o resultado do exame se será favorável para mantermos o mesmo protocolo me invade. 

E muito eu diria que aconteceu ao longo desses 30 dias: retornando para casa, recebi um contato para participar de uma reunião, em que iríamos tratar sobre uma possível participação no Todos Juntos Contra o Câncer, evento realizado pela ABRALE. Eu sempre tive muita vontade em participar deste evento, como expectadora. Ir como palestrante, nossa, isso estava fora do meu alcance, pensava eu. Qual minha surpresa, no ato da reunião online, que participaria de um dos palcos principais do Evento. Seria a oportunidade de levar minha voz, de reencontrar pessoas, de fazer contatos, de vencer minha ansiedade junto com ataque de pânico trazendo a minha questão de saúde mental à tona e que a minha intenção era vencê-la, afinal como é que a pessoa enfrenta um câncer e se amedronta diante de uma viagem?

Os dias foram passando e, para não enlouquecer pensando no resultado dos próximos exames, no TJCC e no aniversário do menino, retomei uma das coisas que faço para me sentir em paz: faxina, arrumação de gavetas, doação de roupas, descarte do que não serve mais... Aproveitei inclusive para revisitar algumas memórias, tais como fotografias, roupinhas dos meninos de quando bebês e aproveitei para ir deixando bilhetinhos, contando a história destes itens. Sim, podem me chamar de maluca, mas além das diretivas antecipadas de vontade estou amadurecendo a ideia de um testamento, não somente a destinar bens patrimoniais, mas os objetos que existem e que julgo importante, não pelo seu valor, mas pelas histórias nele inseridas.

E, mesmo nesse processo de organização, procurei realizar ao mesmo tempo a  organização para o aniversário de 15 anos de meu filho mais velho. Marcelo está cada dia maior e mais bonito e, mãe coruja que sou, mesmo sem aquela energia de alguns anos atrás, buscando fazer as coisas conforme ele me pediu: um aniversário com os amigos dele e alguns amigos nossos, o jogo de futebol que ele tanto aprecia, o caruru para almoço já sabe, nasceu em setembro, se dá caruru; é gêmeo, dá caruru e o bolo de aniversário que a princípio eu encomendaria, mas ele pediu que eu fizesse. Qual é a mãe que nega um pedido de um filho?

O grande dia dele chegou! E como foi corrido e gratificante ver a alegria de meu filho, a socialização dele com os seus... O quanto se divertiram sem a necessidade de celular. Os meninos, que agora já são crescidos, continuam a me chamar de tia. Ao final do dia, cansada, dor nas pernas e pensei: amanhã não levanto. Ledo engano, se fosse para ir pro pagode eu estaria pronta. E como agradeci a oportunidade de estar bem e viva! Claro que pensei se estaria aqui para os 16 anos. Mas, não por ter câncer, mas por sempre ter pensado assim. 

Domingo, 14 de setembro, uma casa a arrumar e uma ansiedade me invade. Choro fácil, medo de viajar, medo de passar mal, medo de não conseguir. Se não fosse minha amiga Vanessa, que mesmo diante dos B.O da vida, sempre que preciso aparece para me dar colo. Se não fosse a sua escuta, eu não conseguiria!

E, enfim viajei, foi algo tão natural, tão diferente das outras vezes. Encontros, conversas, mimos...Subi ao palco, fiz além do que previa. E feliz de ter levado minha voz. Feliz por encontrar meus sobrinhos, feliz por conhecer pessoas que se identificam com a nossa história. Tão feliz que os músculos da face chegam a doer de tanto sorrir! Tão feliz e, mesmo vinda de uma família meio ogro, aprendi a abraçar e me permiti ser abraçada. Enfim, a vida é feita de momentos e não é o meu diagnóstico que me define. 

E que venham mais, pois estou pronta, preparada e querendo!

Marta Maria da Silva

(A mãe, a educadora, a nordestina, sertaneja, da cidade de Andorinha. Membro do Comitê de pacientes do Oncoguia e da Rede de pacientes Negros com Câncer)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho