Tratamento do sarcoma de partes moles por estágio

A única maneira de curar um sarcoma de partes moles é removê-lo cirurgicamente por completo. Esses tumores são difíceis de serem tratados e exigem experiência e habilidade clínico cirúrgica. Alguns estudos mostraram que os melhores resultados são obtidos com os pacientes tratados em centros oncológicos especializados no tratamento de sarcoma.
 
Estágio I
 
Os sarcomas de partes moles estágio I, de qualquer tamanho, são tumores de baixo grau. Tumores pequenos (até cinco cm de diâmetro) nos braços ou pernas podem ser tratados apenas com cirurgia. O objetivo da cirurgia é a remoção do tumor com uma margem de tecido normal livre de doença. Outra opção é o tratamento com radioterapia após cirurgia para destruir possíveis células cancerígenas remanescentes da cirurgia, diminuindo a chance de recidiva da doença.
 
Se o tumor não estiver localizado em um órgão, por exemplo, na cabeça, pescoço ou no abdômen, a remoção de todo o tumor com uma margem de tecido normal em torno, pode ser mais difícil. Para estes tumores, a radioterapia com (ou sem) quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante), para tentar diminuir o tamanho do tumor e facilitar a remoção cirúrgica. Se a radioterapia não for realizada antes da cirurgia, pode ser administrada após o procedimento cirúrgico para diminuir a chance de uma recidiva da doença.
 
Estágios II e III
 
A maioria dos sarcomas estágios II e III é considerada tumores de alto grau, que tendem a crescer e se disseminar rapidamente. Mesmo quando esses sarcomas ainda não se disseminaram para os linfonodos, o risco é alto. Esses tumores também tendem a recidivar localmente após a remoção cirúrgica.
 
O principal tratamento para os sarcomas estágios II e III é a cirurgia, com remoção dos linfonodos. Se o tumor é grande ou está em local de difícil acesso, o paciente é tratado inicialmente com quimioterapia, radioterapia ou ambos com o objetivo de reduzir seu tamanho e tornar mais fácil a remoção cirúrgica. Esses tratamentos também diminuem a chance de uma recidiva da doença. Os tumores menores podem ser tratados inicialmente com cirurgia, seguida de radioterapia para reduzir o risco da recidiva.
 
Em casos raros, a amputação é necessária para remover todo o membro junto com o tumor.
 
A radioterapia com (ou sem) quimioterapia pode ser realizada quando a localização do tumor ou seu tamanho ou ainda o estado de saúde geral do paciente torna impossível a cirurgia.
 
Estágio IV
 
Um sarcoma é considerado estágio IV, quando se disseminou para locais distantes (metástases). Neste estágio, os sarcomas raramente são curáveis. Porém, alguns pacientes podem ser curados se o tumor principal e todos os focos de disseminação da doença puderem ser removidos cirurgicamente. A melhor taxa de sucesso é quando a disseminação é apenas para os pulmões. Os tumores principais desses pacientes devem ser tratados como estágios II ou III e as metástases, se possível, devem ser completamente removidas.
 
Para pacientes cujo tumor primário e todas as metástases não podem ser completamente removidas cirurgicamente, a radioterapia e/ou quimioterapia são geralmente administradas para aliviar os sintomas da doença. Os medicamentos quimioterápicos doxorrubicina e ifosfamida são, muitas vezes, a primeira escolha - isoladamente ou em associação com outras drogas. A gemcitabina e o docetaxel podem ser administrados se a primeira combinação de medicamentos não responder. Os pacientes com angiossarcomas podem se beneficiar de tratamento com paclitaxel ou docetaxel com vinorelbina. Outra opção para alguns tipos de sarcomas é o tratamento com terapias-alvo mais recentes.
 
Recidiva
 
A recidiva pode ser local ou à distância. Se o sarcoma recidivar no mesmo local onde se iniciou, pode ser tratado cirurgicamente. A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia, se não foi realizada no tratamento inicial. Se a radioterapia externa já foi realizada anteriormente, a braquiterapia pode ser uma nova opção.
 
Se o sarcoma recidivar em um local distante, pode ser administrada quimioterapia ou terapia-alvo. Se o sarcoma se disseminou apenas para os pulmões, pode ser possível remover todas as áreas afetadas cirurgicamente. A radioterapia é usada para tratar os sarcomas que se disseminaram para o cérebro, bem como para quaisquer recidivas que provoquem sintomas, como dor.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 31/01/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho