Tire suas dúvidas!
A quimioterapia oral é uma forma de tratamento contra o câncer em que a quimioterapia é tomada por via oral, ou seja, pela boca. Foi um avanço em relação aos tratamentos tradicionais que são tomados por via intravenosa (na veia). A quimioterapia oral pode ser tomada em casa, sem necessidade de deslocamento até uma clínica e é usualmente preferida para os pacientes.
Quando a quimio oral está recomendada?
A quimioterapia oral está recomendada hoje para o tratamento de vários tipos de câncer. Em alguns casos ela substitui totalmente a intravenosa, em outros a complementa. Numa parte dos casos, é a única opção disponível. Vários tipos de câncer são tratados assim hoje - para o câncer de rim, fígado, cérebro e leucemia mielóide crônica, por exemplo, a quimioterapia oral é a única opção efetiva. Para o câncer de mama, cólon e pulmão, a quimioterapia oral pode substituir a intravenosa, em vários casos com vantagens.
Todos os pacientes podem receber quimio oral?
Basicamente conforto para o paciente. Em alguns casos, também menor custo que a intrevenosa.
Quem pode solicitar a quimioterapia oral?
Qualquer médico pode avaliar o paciente e solicitar a quimioterapia oral. Idealmente o oncologista é quem deve avaliar o paciente e avaliar a indicação.
Quais as diferenças entre a quimio oral e quimioterapia convencional (intravenosa)?
Basicamente a via de aplicação - a quimioterpia oral é tomada pela boca e a intravenosa pela veia.
É um tratamento acessível para todos?
Qual o custo da Quimioterapia Oral?
Fizemos um estudo em 2009, onde estudamos o impacto que a adoção da quimioterapia oral teria nos planos de saúde. Na época, o custo seria de R$ 0,50 (cinquenta centavos de real) por usuário, na pior das hipóteses caso se incorporasse todas as quimioterapias orais disponíveis no país. Em alguns casos pontuais, a quimioterapia oral era mais barata que a intravenosa.
Está disponível no SUS?
Somente em poucos casos, pois o governo limita o reembolso pelo sistema APAC. Estão disponíveis apenas, considerando os custos, quimioterapia oral para Leucemia Mielóide crônica, Tumor Estromal Gastrointestinal, Mama e Cólon.
Por quanto tempo deve ser feito o tratamento com quimio oral?
Varia conforme a doença e a resposta ao tratamento. Pode ser de poucos meses ou até de anos.
Quais efeitos colaterais da Quimioterapia Oral?
Os efeitos colaterais da quimioterapia oral variam muito conforme o medicamento utilizado, não há um padrão por que são orais.
Em caso de apresentar efeitos colaterais a quem devo procurar e/ou comunicar?
O médico que prescreveu, preferencialmente, seu oncologista.
Se deixar de tomar a quimio oral por esquecimento ou outro motivo posso voltar a tomar normalmente?
Sim, deve voltar normalmente, mas se for um esquecimento maior, pergunte a seu médico.
Que cuidados devem ser tomados durante o tratamento em casa?