Tipos de Câncer mais comuns em Adolescentes

Os tipos de cânceres observados em adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, não são exclusivos para essa faixa etária, mas os tipos mais frequentes são diferentes dos tipos em crianças ou em adultos.

Os tipos de câncer mais frequentes em adolescentes são:

  • Linfomas

Os linfomas começam nas células do sistema imunológico chamadas linfócitos. Esse tipo de câncer ataca com mais frequência os linfonodos e outros tecidos linfáticos, como as amígdalas ou timo. Eles também podem afetar a medula óssea e outros órgãos. Os sintomas dependem da região onde se desenvolvem podendo incluir perda de peso, febre, sudorese, cansaço e aparecimento de nódulos, na parte lateral do pescoço, nas axilas ou virilha.

Os 2 principais tipos de linfoma são:

Linfoma de Hodgkin. É o mais frequente em duas faixas etárias: no início da idade adulta (15 a 40 anos) e na idade adulta tardia (após 55 anos). Essa doença se apresenta de forma similar em todos os grupos etários, o que inclui suas formas de tratamento.

Linfoma não Hodgkin. É menos comum do que o linfoma de Hodgkin em adolescentes, mas o risco de linfoma não Hodgkin aumenta com a idade. Existem muitos tipos de linfoma não Hodgkin e alguns dos mais frequentes em adolescentes tendem a se desenvolver mais rapidamente e necessitam de tratamento mais intensivo, no entanto eles respondem melhor ao tratamento do que um linfoma não Hodgkin em idosos.

  • Leucemias

As leucemias são cânceres da medula óssea e do sangue. São mais frequentes em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade, e, de fato, a maioria das leucemias acometem adultos mais velhos.

A maioria das leucemias em adolescentes é de crescimento rápido (tipo aguda), como a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA). A leucemia pode provocar cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias ou hematomas, febre, perda de peso, dores ósseas e articulares e outros sintomas.

O prognóstico para a maioria das leucemias agudas tende a ser melhor para pacientes mais jovens.

  • Câncer de tireoide

O risco de câncer de tireoide aumenta com a idade, mas muitas vezes é diagnosticado em pessoas mais jovens do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos. É muito mais frequente em mulheres jovens do que em homens jovens.

O sintoma mais comum de câncer de tireoide é o aparecimento de um nódulo na parte anterior do pescoço. A maioria dos nódulos da tireoide não é câncer, mas é importante investigar para confirmar o diagnóstico. Outros sintomas do câncer de tireoide podem incluir dor ou inchaço no pescoço, dificuldade para respirar ou engolir e alterações na voz.

A chance de cura desse tipo de câncer geralmente é muito boa.

  • Tumores cerebrais e de medula espinhal

Existem muitos tipos de tumores cerebrais e da medula espinhal e o tratamento e prognóstico para cada um é diferente.

Em crianças, a maioria dos tumores cerebrais se inicia na parte inferior do cérebro, cerebelo ou tronco cerebral. Os adultos são mais propensos a desenvolver tumores nas partes superiores do encéfalo. Os tumores em adolescentes podem ocorrer em qualquer área.

Os tumores da medula espinhal são menos comuns do que os tumores cerebrais em todas as faixas etárias. Esses tumores podem provocar dormência, fraqueza ou perda de coordenação nos braços ou pernas, além de problemas urinários ou intestinais.

  • Câncer de testículo

O câncer de testículo se desenvolve mais frequentemente em homens jovens comparado com outras faixas etárias. Cerca de metade dos casos de câncer de testículo ocorre entre os 20 e 34 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na adolescência.

Na maioria das vezes, o primeiro sintoma do câncer de testículo é um nódulo, aumento de volume ou inchaço do testículo. Alguns tumores testiculares podem ser dolorosos, mas a maior parte do tempo são indolores. É importante que o aparecimento de quaisquer alterações seja investigada por um médico o mais rapidamente possível, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Em geral, o prognóstico do câncer de testículo é muito bom, e a maioria desses cânceres podem ser curados.

  • Tumores ósseos e sarcomas de partes moles

Os sarcomas são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou células gordurosas. Existem dois tipos principais de sarcoma: sarcomas ósseos e sarcomas de partes moles. Os sarcomas podem se desenvolver em qualquer idade, mas alguns tipos ocorrem com mais frequência em crianças mais velhas e adolescentes.

Sarcomas ósseos. Os dois tipos mais comuns de tumor ósseo: osteossarcoma e sarcoma de Ewing são mais frequentes em adolescentes. Eles provocam dor óssea que piora à noite ou com a atividade física. Eles também podem provocar inchaço na área ao redor do osso.

Osteossarcoma. Esse tipo de sarcoma geralmente começa em áreas de crescimento rápido do osso, como perto das extremidades dos ossos longos das pernas ou braços. Os locais mais comuns para o sarcoma de Ewing se iniciar são os ossos da pelve, parede torácica ou na parte central dos ossos longos das pernas.

Sarcoma de partes moles. Esses sarcomas podem começar em qualquer parte do corpo, mas geralmente se desenvolvem nos braços ou pernas. O rabdomiossarcoma, um câncer que começa nas células que normalmente se transformam em músculo esquelético, é mais comum em crianças com menos de 10 anos, mas também pode se desenvolver em adolescentes e adultos. A maioria dos outros tipos de sarcomas de partes moles se tornam mais comuns com a idade. Os sintomas dependem do local onde se iniciam, e podem incluir nódulos, inchaço ou problemas intestinais.

  • Melanoma

Embora o melanoma ocorra mais em pessoas idosas, também pode ser diagnosticado em  pessoas mais jovens, inclusive adolescentes. Na verdade, o melanoma é um dos tipos de câncer mais frequente em pessoas com menos de 30 anos (especialmente mulheres jovens). O melanoma que ocorre em “famílias” pode acontecer em uma idade ainda mais precoce.

O sinal de alerta mais importante para o melanoma é o aparecimento de uma nova pinta ou uma pinta que muda de tamanho, forma ou cor. Uma pinta ou mancha de aspecto diferente de todas as outras na pele também pode ser um aviso e deve ser examinado por um médico.

A chance de cura de um melanoma geralmente é muito boa se diagnosticado e tratado em estágio inicial. Mas, o diagnóstico tardio torna o tratamento mais difícil.

  • Câncer de ovário

Em geral, o câncer de ovário é mais comum em mulheres mais velhas. Mas alguns tipos de cânceres de ovário, conhecidos como tumores de células germinativas, são mais comuns em adolescentes e mulheres jovens.

O câncer de ovário em estágio inicial geralmente não causa sintomas, mas algumas adolescentes e mulheres jovens podem apresentar sinais e sintomas como  sensação de saciedade após as refeições ou inchaço abdominal, dor de barriga ou sintomas urinários. Se esses sintomas persistirem mais de duas semanas, devem ser investigados por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho