Sinais e sintomas do câncer de pênis
Os sinais e sintomas abaixo nem sempre significam que um homem possa ter câncer de pênis. Na verdade, muitos deles podem ser causados por outras condições clínicas.
Sinais e sintomas frequentes
Como o câncer de pênis geralmente começa na pele, seus sinais e sintomas geralmente permitem que ele seja diagnosticado em um estágio inicial, se forem levados ao conhecimento de um médico.
- Alterações na pele. Na maioria das vezes, o primeiro sinal de câncer de pênis é uma alteração na pele do pênis, provavelmente na glande do pênis ou no prepúcio (em homens não circuncidados), mas também pode ocorrer no corpo do pênis. Essas alterações podem incluir uma área da pele mudando de cor ou se tornando mais espessa, nódulo, ferida ou úlcera crônica que sangra, protuberâncias avermelhadas e aveludadas, pequenos edemas sólidos, lesões de cor marrom-azulada ou secreção persistente, muitas vezes com mau cheiro. Geralmente, as feridas ou nódulos devido ao câncer de pênis não são dolorosos. No entanto, você deve consultar um médico se encontrar qualquer tipo de alteração ou anormalidade em seu pênis, mesmo que isso não provoque dor.
- Inchaço. Inchaço na extremidade do pênis, especialmente quando o prepúcio é retraído, é mais um sinal comum do câncer de pênis.
- Nódulos sob a pele na região da virilha. Se a doença se disseminar, na maioria das vezes é para os linfonodos da virilha. Neste caso, os linfonodos aumentam de tamanho e podem ser apalpados como nódulos sob a pele.
Estes sinais e sintomas podem muitas vezes estar associados a outras condições benignas. Por exemplo, uma infecção pode causar aumento de tamanho dos linfonodos na região da virilha. Entretanto, se você tiver algum destes sinais ou sintomas, consulte imediatamente um médico, para que a causa seja diagnosticada e iniciado tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/09/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.