Radioterapia para Câncer de Rim
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. A radioterapia usa raios de alta energia (como os raios X) ou partículas para destruir as células cancerígenas.
Os tumores renais não são muito sensíveis à radiação. A radioterapia pode ser usada para tratar o câncer de rim, se o estado de saúde geral do paciente não permite a realização da cirurgia. Quando a radioterapia é usada no tratamento do câncer de rim, geralmente é realizada a terapia de feixe externo, que concentra a radiação de uma fonte externa no tumor. Se é administrada para tratar uma única área de disseminação da doença, por exemplo no pulmão, geralmente é usada a radioterapia estereotáxica.
A radioterapia é mais frequentemente usada para aliviar, os sintomas do câncer de rim, como dor, sangramento ou problemas provocados pelas metástases.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da radioterapia podem incluir alterações na pele, queda de cabelo, náuseas, diarreia ou cansaço. Estes sintomas desaparecem um tempo após o término do tratamento.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.