Radioterapia para câncer de olho

A radioterapia utiliza raios X de alta energia para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas. É um tratamento frequente para o melanoma ocular. A radioterapia pode, muitas vezes, ser realizada para preservar alguma visão no olho, embora, às vezes, é danificada de qualquer maneira devido aos danos da radiação em outras partes do olho. A sua principal vantagem é que a estrutura do olho é preservada, o que pode resultar numa melhor aparência do paciente após o tratamento.

Os diferentes tipos de radioterapia para tratar o câncer de olho são:

  • Braquiterapia

Nesta forma de radioterapia o material radioativo é colocado diretamente ou muito próximo do tumor. Isso tornou-se o tratamento radioterápico mais frequentemente usado para a maioria dos melanomas intraoculares. Estudos têm mostrado que, em muitos casos, é tão eficaz quanto à cirurgia. 

As sementes do material radioativo são ligadas a uma placa que é colocada sob o globo ocular com pontos minúsculos para mantê-la no lugar. Essa placa tem a base de ouro para proteger os tecidos adjacentes da radiação. A radiação propriamente dita estará focada apenas no tumor. 

A cirurgia para colocação da placa geralmente é de curta duração e pode ser feita com anestesia local e sedação. A placa geralmente é mantida por alguns dias, dependendo do tamanho do tumor e da intensidade da fonte radioativa. Durante esse período o paciente permanece hospitalizado. Após esse período é realizada outra cirurgia para a retirada da placa e, em seguida, o paciente recebe alta hospitalar.

Esse tratamento cura cerca de 90% dos pequenos tumores e pode preservar a visão em alguns pacientes, dependendo em que parte do olho o melanoma está localizado. O prognóstico para a visão é menos favorável se o tumor está localizado muito perto do nervo óptico, que é quem conduz as imagens até o cérebro.

  • Radioterapia externa

A radioterapia externa ou radioterapia convencional consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas. 

Radioterapia com feixe de prótons. Nessa abordagem são utilizados feixes de prótons. Ao contrário dos raios X que liberam energia durante seu trajeto, os prótons causam pouco dano aos tecidos que atravessam, liberando sua energia no órgão alvo. Esse tipo de tratamento é usado com mais frequência em tumores maiores e em tumores mais próximos do nervo óptico.

Radiocirurgia estereotáxica. A cirurgia estereotáxica ou radiocirurgia é outro meio de utilização da radioterapia para tratamento dos tumores do olho. Não é uma cirurgia propriamente dita, mas uma aplicação precisa e muito bem focalizada da radiação. O tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação. A técnica mais utilizada é conhecida como Gama Knife, que usa um tipo de capacete especial, para manter a cabeça na posição correta. A radiocirurgia estereotáxica normalmente libera a dose de radiação total em uma única sessão.

Possíveis efeitos colaterais

A principal preocupação com a radioterapia é o dano a outras partes do olho, levando a problemas, visão embaçada, olho seco, catarata, descolamento da retina, glaucoma, perda de cílios, problemas nos ductos lacrimais ou hemorragia interna no olho. Esses podem resultar em perda parcial ou completa da visão ou outros problemas, que pode não acontecer de imediato. Esse risco depende do tamanho e localização do tumor.

Como a radiação é focada apenas no olho afetado, não é provável que afete a visão do outro olho ou provoque outros efeitos colaterais relacionados à radioterapia, como perda de cabelo ou náuseas.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/01/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho