Quimioterapia para tumor de Ewing

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas, mas também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.
 
A quimioterapia é uma parte importante do tratamento para quase todos os pacientes com tumores de Ewing. Normalmente, é o primeiro tratamento administrado, seguido por cirurgia e/ou radioterapia. Após a quimioterapia é geralmente administrada novamente.
 
Pacientes com tumores de Ewing localizados não têm disseminação evidente da doença em amostras da medula óssea ou em exames de imagem. Porém, muitos desses pacientes têm áreas de disseminação da doença imperceptíveis com esses exames (micrometástases). Se esses pacientes não receberem a quimioterapia, essas pequenas metástases acabarão se transformando em tumores maiores.
 
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.
 
Uma combinação de vários medicamentos quimioterápicos é usada para tratar pacientes com tumores de Ewing. O regime mais frequente é o de alternar entre duas combinações de medicamentos administrados a cada duas a três semanas (conhecidos como o regime VDC/IE (ou VAC/IE). O primeiro conjunto de medicamentos inclui vincristina, doxorrubicina e ciclofosfamida. Após a recuperação do doente dos efeitos dessas drogas, outra combinação de fármacos, com ifosfamida e etoposide é administrada. Alguns médicos podem usar diferentes combinações de medicamentos.
 
A quimioterapia é administrada pelo menos nove semanas antes da cirurgia ou da radioterapia e, é novamente aplicada (geralmente um total de 14 a 15 ciclos). Se o tumor se espalhou, esses mesmos medicamentos podem ser administrados em doses mais elevadas.
 
Logo após o diagnóstico do tumor de Ewing e antes de iniciar a quimioterapia, o médico pode sugerir a colocação de um cateter para facilitar a administração da quimioterapia.
 
Possíveis efeitos colaterais
 
Os medicamentos quimioterápicos não só atacam as células cancerosas, mas também algumas células normais (tratamento sistêmico), o que pode levar a efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e da duração do tratamento, podendo incluir:

  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas e vômitos.
  • Diarreia.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

 A maioria desses efeitos, geralmente, é de curto prazo e tende a desaparecer após o término do tratamento. Se ocorrerem efeitos colaterais graves, a quimioterapia pode ter que ser reduzida ou suspensa por um período de tempo.
 
Alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais específicos, como:

  • A ciclofosfamida e a ifosfamida podem causar problemas urinários com aparecimento de sangue na urina. Esse risco pode ser diminuído administrando uma grande quantidade de líquidos e o medicamento mesna, para proteger a bexiga.
  • A doxorrubicina pode causar problemas cardíacos. Esse risco aumenta com a dose do medicamento, por essa razão os médicos limitam o máximo possível as doses recomendadas de doxorrubicina e realizam ecocardiogramas antes e durante todo o tratamento.
  • A vincristina pode causar problemas neurológicos. Alguns pacientes podem notar formigamento e dormência, principalmente nas mãos e nos pés. Isso geralmente desaparece ou melhora quando o tratamento é interrompido, mas em alguns pacientes pode durar mais tempo.
  • O etoposide pode aumentar o risco de desenvolver leucemia mais tarde, embora isso não seja comum.

 Alguns medicamentos quimioterápicos podem afetar a fertilidade. Converse com o médico de seu filho sobre os riscos de infertilidade com o tratamento e as opções para preservar a fertilidade.
 
Antes de cada tratamento quimioterápico são realizados exames de laboratório para ter certeza se o fígado, os rins e a medula óssea estão funcionando bem. Caso contrário, a quimioterapia pode ter de ser adiada ou as doses reduzidas.
 
A quimioterapia pode reduzir a contagem dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas sanguíneas, por isso, esses níveis sanguíneos são acompanhados de perto durante e após a quimioterapia. As células normalmente atingem o seu ponto mais baixo cerca de duas semanas após a administração da quimioterapia.
 
Alguns medicamentos quimioterápicos podem danificar os rins e fígado, razão pela qual, exames de sangue seriados são realizados durante o tratamento.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho