Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Projeto sobre Estatuto da Pessoa com Câncer passará pela CFT

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão

O que houve?

A mesa diretora da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento n° 2.864/19, de autoria do deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), que propõe que o Projeto de Lei n° 1.605/19, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, seja apreciado também pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado, o projeto impõe obrigações aos órgãos do Estado ligados à saúde. Segundo o parlamentar, com a aprovação da matéria, o orçamento poderia ser comprometido. Por isso, ele julga ser necessário o pronunciamento da Comissão de Finanças e Tributação quanto ao impacto orçamentário, à compatibilidade e adequação à lei de diretrizes orçamentárias e ao orçamento anual.

De autoria do deputado Eduardo Braide (PMN-MA), o projeto define como princípios essenciais à proteção dos direitos da pessoa com câncer: o diagnóstico precoce; o estímulo à prevenção; a transparência das informações prestadas; o acesso universal e equânime ao tratamento; entre outros.

A matéria tramita apensada ao Projeto de Lei n° 2.180/19, do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que obriga hospitais, clínicas, consultórios médicos e estabelecimentos congêneres, públicos ou privados, que atendam pacientes em tratamento de câncer, a fixarem cartaz informativo sobre os direitos da pessoa diagnosticada com câncer.

E agora?

A Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) encaminhará memorando à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), solicitando a devolução do projeto. A CCP, então, encaminhará a matéria para análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!