Estatística para câncer de tireoide
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil 4.820 novos casos de câncer de tireoide (760 em homens e 4.060 em mulheres). (Instituto Nacional de Câncer, 16/08/2023).
O câncer de tireoide é frequentemente diagnosticado a uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos. A idade média do diagnóstico é 51 anos.
O câncer de tireoide é três vezes mais frequente em mulheres do que em homens. É entre 40% e 50% menos frequente em negros do que em qualquer outro grupo racial ou étnico.
O diagnóstico do câncer de tireoide tem aumentado nos últimos anos devido ao aumento do uso de exames de imagem, como tomografias ou ressonância magnética, para o diagnóstico e que permitem a detecção de pequenos nódulos, que não podiam ser encontrados no passado.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/01/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.