Estatística para câncer de colo do útero
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados 17.010 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil. (Instituto Nacional de Câncer, 09/01/2025).
Os pré-cânceres de colo do útero são diagnosticados com muito mais frequência do que o câncer de colo do útero invasivo.
O câncer de colo do útero é mais frequentemente diagnosticado em mulheres com idade entre 35 e 44 anos, sendo que a idade média no momento do diagnóstico é aos 50 anos. Raramente se desenvolve em mulheres com menos de 20 anos.
Muitas mulheres mais velhas não percebem que o risco de desenvolver câncer de colo do útero ainda está presente à medida que envelhecem. Mais de 20% dos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados em mulheres com mais de 65 anos. No entanto, esses cânceres raramente ocorrem em mulheres que realizam exames regulares de rastreamento para câncer de colo do útero antes dos 65 anos.
As taxas de incidência do câncer de colo de útero diminuíram consideravelmente de meados da década de 1970 a meados da década de 2000, em grande parte devido ao aumento da realização do rastreamento, mas se estabilizaram na última década. No entanto, em mulheres de 30 a 44 anos, as taxas de incidência aumentaram 1,7% a cada ano de 2012 a 2019.
Em contraste, as taxas de incidência caíram 11% a cada ano para mulheres de 20 a 24 anos, provavelmente refletindo os primeiros sinais de prevenção do câncer pela vacinação contra o HPV.
O câncer de colo do útero foi uma das causas mais frequentes de morte por câncer em mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de colo do útero caiu significativamente desde meados da década de 1970 devido à prevenção e ao rastreamento da doença, embora as taxas tenham se estabilizado nos últimos anos. A taxa de mortalidade entre mulheres negras é cerca de 65% maior do que entre mulheres brancas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/06/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.