Precisei interromper minha rotina de trabalho. E agora?
O trabalho nos proporciona grandes satisfações; é por meio dele que conquistamos independência financeira, que conhecemos pessoas e criamos redes de contatos. O trabalho nos proporciona aprendizado contínuo e troca diária de informações; nos convoca à constante atualização e exercita as nossas capacidades intelectual e física. Enfim, nos faz sentir úteis.
O diagnóstico de um câncer pode romper essa rotina de forma brusca, e alguém que antes passava grande parte de seu dia – e de sua vida – dedicando-se a trabalhar, de repente vê-se obrigado a dar uma pausa e entrar em um novo universo, com novas rotina, novas demandas, novos desafios.
A adaptação à rotina de tratamento pode exigir tempo e também gerar algumas frustrações e conflitos, mas é importante que a paciente respeite seus limites e sempre converse com o médico a respeito de sua disposição e vontade de voltar ao trabalho.
Se puder voltar a exercer as atividades de antes, há novas barreiras a serem vencidas. Muitas pacientes relatam que a recolocação no mercado de trabalho é difícil, visto que existe muito preconceito em relação a pacientes oncológicos.
Enfim, o diagnóstico de um câncer causa grande impacto na vida profissional de uma pessoa. Por isso, separamos abaixo conteúdos que poderão lhe ajudar a enfrentar desafios relacionados à sua vida profissional e financeira.