Pandemia impactou diretamente os tratamentos de câncer, aponta pesquisa de ONG
Uma pesquisa realizada pela ONG Oncoguia, com base em dados gerados pelo DataSUS, mostrou que a pandemia impactou diretamente o tratamento do câncer: o número de diagnósticos da doença caiu 50% e o de biópsias realizadas, 38,2%.
As repórteres Julia Sena e Danielle Zampollo foram até o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) para mostrar essa realidade. Lá, conheceram Gabriel Mendes, que começou a sentir dor na coluna em outubro de 2021 e, depois de procurar atendimento médico em sete unidades de saúde, foi diagnosticado com Sarcoma de Ewind, em fevereiro de 2022. O câncer já havia se espalhado pela coluna e atingido a medula, afetando assim o movimento de suas pernas.
“Quando eu procurei os hospitais mais próximos à minha casa, normalmente o que eles atendiam com mais frequência era Covid. As outras pessoas, que chegavam com outros sintomas, eles nem ligavam. Como no meu caso. Eles davam remédio para dor e só. Passei quatro meses indo para lá e para cá, de hospital em hospital", relembra Gabriel.
Histórias como a de Gabriel se tornaram cada vez mais comuns no instituto, que atende mais de 500 casos novos de câncer todos os meses. Para Adriana Francelino, que tem câncer de intestino, o diagnóstico também demorou.
“Eu fui em umas três unidades de saúde e nada. Uma amiga minha precisou pagar um médico particular para mim. Não é fácil, não, esse tumor. Ele está aqui ainda é isso me deixa triste", lamenta.
Fonte: G1
- Secretário de Saúde de Búzios participa de fórum sobre oncologia no RJ ao lado de autoridades nacionais
- Fórum destaca os desafios do câncer no Sudeste e reúne especialistas em busca de soluções.
- Oncoguia participa de reportagem do Jornal da Tarde sobre desafios no acesso a tratamentos oncológicos no SUS
- Quando o tempo é vida, esperar é crueldade: o drama do paciente com câncer no país
- Medicamentos para câncer de mama incorporados ao SUS em 2021 ainda não chegam às pacientes