Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Oncoguia solicita prioridade no tratamento de câncer de mama

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

O Instituto Oncoguia segue atuando para garantir a disponibilização dos medicamentos para câncer de mama já incorporados pela Conitec. Em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), encaminhamos, no dia 17 de outubro de 2023, ofício à Ministra da Saúde Nísia Trindade solicitando prioridade às medidas sendo tomadas para garantir aos tratamentos.

Especificamente, solicitamos prioridade na criação de procedimentos que possibilitem a oferta de medicamentos inibidores de ciclina (palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe), cujo atraso na disponibilização completou 500 dias no dia 18 de outubro de 2023 ; e do trastuzumabe entansina, já atrasado há cerca de 200 dias.

Apesar dos medicamentos já terem sido incorporados, não foram dadas as condições necessárias para que os hospitais oncológicos de fato ofertem esses tratamentos. A questão já está em estudo pelo Ministério, e a Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer já sinalizou que a pasta tem trabalhado para criação dos procedimentos necessários e a viabilização da oferta destes medicamentos.

Neste contexto crítico, é fundamental que o Ministério da Saúde priorize seus esforços para resolver com celeridade esse vazio assistencial. Cada dia de atraso na disponibilidade desses tratamentos representa um agravamento na situação das pacientes. O acesso a terapias vitais não pode mais ser adiada.

Até quando precisaremos esperar?

Você pode conferir a íntegra do ofício enviado aqui.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!