Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia se reúne com equipe de transição do governo federal
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO Oncoguia, ao lado de outras 20 organizações de patologias e movimentos sociais que compõem o Conselho Nacional de Saúde, entregaram documento à equipe de transição do governo federal e sugeriram prioridades de atenção na saúde pública para a nova gestão do Ministério da Saúde.
A reunião contou com a participação dos seguintes membros da equipe de transição: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde; Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional da Saúde; Lúcia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde; e Maria do Socorro de Souza, pesquisadora da Fiocruz.
Representados pela coordenadora de advocacy do Oncoguia e conselheira nacional de saúde, Helena Esteves, o Oncoguia apresentou as prioridades que para a oncologia:
- Primeiro de tudo, precisamos priorizar o câncer! Estamos falando da 2ª maior causa de mortes no país e prioridade para 63% da população; acreditamos que através da revisão da Política Oncológica e criação de um Programa Nacional do Câncer, que implemente as ações da Política, integrando atenção primária e média e alta complexidade, teremos a efetiva priorização que a oncologia precisa.
- Para que isso seja possível, é necessário um orçamento adequado! Precisamos reconstituir o orçamento para ações de combate e controle do câncer, e fazer isso de forma transparente com rubrica única para a oncologia, para que exista clareza sobre todos os recursos alocados na área.
- E por fim: isso tudo deve ser feito com transparência e participação social, em todos os aspectos da política oncológica (e da saúde)! Desde escuta à sociedade civil, fortalecimento e ampliação do Consinca, identificação de gargalos e definição de próximos passos.
Apresentamos essas prioridades e entregamos em mãos a nossa Proposta Por uma Oncologia Mais Atual e Justa para a equipe de transição. Também estiveram presentes entidades parceiras na luta contra o câncer, como a Abrale, ACBG e Femama, todas parte do Movimento TJCC.
Agradecemos a cada membro da equipe por ter nos recebido e possibilitado que a voz do paciente fosse parte deste processo de transição.
Confira na íntegra o documento elaborado pelas entidades presentes e entregue à equipe de transição.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


