Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia pede ao MS prazo para atualização de PCDT de Pulmão
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO Oncoguia enviou em agosto uma Lei de Acesso à Informação (LAI) para o Ministério da Saúde, questionando quanto à atualização das diretrizes e criação de um Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o câncer de pulmão.
A Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN) respondeu que vem investindo mais em tratamentos para câncer de pulmão no Brasil desde 2023, destacando as cirurgias, quimioterapias e radioterapias realizadas. Além de se comprometer com a garantir o acesso à assistência oncológica de qualidade.
A coordenação também informou que está fazendo a revisão dos protocolos de tratamento com a criação do PCDT de câncer de pulmão, prevista para 2025, e a incorporação de medicamentos e exames para pulmão no SUS, como o Crizotinibe e o exame RT-PCR para mutação do EGFR.
A elaboração de um PCDT de câncer de pulmão é uma evolução ao atual modelo de DDT, a mudança para o modelo de PCDT objetiva reduzir as desigualdades entre os protocolos de tratamento nos hospitais habilitados em oncologia no SUS.
O PCDT de câncer tem previsão de início para o primeiro semestre de 2025, visto que no ano de 2024 foram priorizados os PCDT de câncer de mama, mieloma múltiplo, câncer de próstata e câncer colorretal.
Leia na íntegra a resposta recebida, aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


