Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Oncoguia marca presença em audiência pública sobre a incorporação de medicamentos para o câncer de mama no SUS

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

No dia 20 de setembro, a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, participou de uma audiência pública da Comissão Permanente da Saúde da Câmara dos Deputados que discutiu a situação da incorporação de medicamentos para o câncer de mama no SUS.

Os principais remédios abordados foram os inibidores de ciclina e o Trastuzumabe entansina, ambos voltados para o tratamentos de cânceres de mama metastático e já aprovados para incorporação no SUS pela Conitec. Entretanto, a disponibilidade desses medicamentos está atrasada em mais de um ano, para os inibidores, e cerca de seis meses, para o trastuzumabe. 

Em sua fala, Holtz cobrou a gestão de saúde para que medicamentos como esses, que já foram cientificamente comprovados como mais eficazes no tratamento, possam beneficiar o paciente na prática. “Batalhamos tanto para que uma nova tecnologia, mais eficaz, que cure e que prolongue a vida com qualidade tenha o ‘sim’ da Conitec. Mas quando ele vem, nada acontece”, disse. 

A presidente da ong também informou aos presentes que o Ministério da Saúde, em resposta a um questionamento do Oncoguia através da Lei de Acesso à Informação, afirmou que há uma definição para os inibidores de ciclina de que será criado um procedimento via PAC para orçamento e compra dos medicamentos. 

Confira a audiência na íntegra aqui

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!