Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia contribui em duas CPs da Conitec para Mieloma
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerA Conitec está avaliando a incorporação no SUS dos medicamentos Carfilzomibe e Daratumumabe para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo. Nesse processo, foram abertas duas consultas públicas, que receberam contribuições da sociedade entre os dias 26 de julho e 14 de agosto de 2023, como divulgado aqui.
Cumprindo nosso papel de organização que trabalha na defesa dos direitos dos pacientes com câncer, e buscando sempre contribuir nos espaços de participação social, o Oncoguia enviou a sua contribuição defendendo a inclusão dos medicamentos Carfilzomibe e Daratumumabe no SUS. Endossamos o posicionamento da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), referência nacional no tema e organização que elaborou os pedidos de análise para a Conitec sobre essas duas tecnologias.
O Oncoguia endossou o posicionamento da ABHH, reforçando que o mieloma múltiplo é uma neoplasia incurável e agressiva, com natureza recidivante e progressiva. O único tratamento inovador que consta hoje nas DDTs é o bortezomibe, e por isso a diretriz atual recomenda a repetição do tratamento anterior quando o paciente apresenta recidiva/refratariedade à primeira linha, o que limita a eficácia terapêutica. Assim, há uma necessidade por medicamentos que possam melhor tratar os pacientes recidivados ou refratários.
Confira a contribuição completa da ABHH para o Carfilzomibe aqui.
Confira a contribuição completa da ABHH para o Daratumumabe aqui.
Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua recomendação final.
Continuaremos acompanhando este processo de avaliação do Carfilzomibe e Daratumumabe e trazendo atualizações quanto à sua incorporação no SUS.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


