Oncoguia contribui em consulta pública de LLC e linfoma na ANS
O Oncoguia enviou a sua contribuição na Consulta Pública 129 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que discutiu a inclusão de novo tratamento na cobertura obrigatória dos planos de saúde:
Ibrutinibe em combinação com venetoclax, para o tratamento de pacientes adultos com leucemia linfocítica crônica/linfoma linfocítico de pequenas células (LLC/LLPC), em primeira linha.
O Oncoguia realizou contribuição na Consulta Pública, com respaldo do nosso Comitê Científico e endossando o parecer da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). No documento enviado, sinalizamos nosso posicionamento favorável à incorporação do ibrutinibe em combinação com venetoclax.
Os estudos apresentados comprovam que a medicação permite a erradicação de células leucêmicas, mostrando-se eficaz na melhora da sobrevida de pacientes com leucemia linfocítica crônica.
Os dois medicamentos combinados reduzem os efeitos colaterais que os pacientes poderiam ter e o paciente que faz o uso da terapia em análise tem ganhos significativos na qualidade de vida, por meio da redução de efeitos adversos.
A terapia também é 100% oral, permitindo que o tratamento não impacte o cotidiano do paciente, possibilitando a manutenção de atividades que garantam a saúde física, mental e emocional do paciente.
Leia na íntegra a contribuição do Oncoguia aqui.
Agora, a ANS vai analisar as contribuições enviadas, apresentar todas as contribuições no plenário do Cosaúde e publicar sua recomendação final.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.