OncoDebate: tudo sobre o câncer de bexiga

Na sexta-feira, dia 31 de julho, reunimos profissionais de saúde especialistas em câncer de bexiga para o nosso “OncoDebate: Tudo sobre câncer de bexiga”, que encerrou as atividades do mês de conscientização sobre a doença. O evento aconteceu on-line.

Confira os principais destaques.

  • Evelin Scarelli, coordenadora de relacionamento institucional e voluntariado do Instituto Oncoguia

Evelin abriu o evento contando para os participantes sobre o trabalho realizado pelo Oncoguia para pacientes com câncer de bexiga. Entre os destaques, Evelin apresentou serviços como o portal, o Canal Ligue Câncer e falou ainda sobre as campanhas educativas e pesquisas feitas com pacientes. 

  • Arnaldo Fazoli, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)

Tema: Câncer de Bexiga - o papel do urologista

Arnaldo iniciou sua palestra destacando a importância de questionar o paciente sobre como ele está urinando. Segundo o especialista, é neste momento que se estabelece uma relação entre urologista e paciente. 

Ele explicou qual o momento ideal para se procurar um urologista, falou sobre a prevenção do câncer de bexiga, sinais e sintomas mais comuns, apresentou os principais exames para o diagnóstico da doença e apontou os tratamentos disponíveis. 

Por fim, Arnaldo concluiu que o urologista é o profissional que faz o diagnóstico, solicita a biópsia, orienta e aconselha sobre o tratamento e que faz o acompanhamento pós-operatório de pacientes com câncer de bexiga. 

  • Fábio Schutz, oncologista clínico da Beneficência Portuguesa (BP)

Tema: Câncer de bexiga - o papel do oncologista 

Fábio iniciou sua fala explicando a diferença do papel do oncologista para o urologista no acompanhamento do paciente com câncer de bexiga. Segundo ele, o oncologista não opera, mas discute com o paciente sobre tratamentos mais localizados e também sobre tratamentos para a doença avançada. 

Em sua palestra, Fábio explicou detalhadamente os possíveis tratamentos disponíveis para pacientes com câncer de bexiga diferenciando-os e explicando quando cada tipo de tratamento é recomendado para cada caso. Ele ainda se aprofundou na explicação dos mecanismos de ação da imunoterapia e nos benefícios deste tipo de tratamento. 

  • Andreia Meira, Coordenadora de enfermagem dos ambulatórios de Oncologia da Beneficência Portuguesa (BP)

Tema: O cuidado multidisciplinar e o manejo do câncer de bexiga

Andreia abordou a importância de pacientes com câncer de bexiga contarem com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Ela falou sobre os principais profissionais que podem fazer parte dessa equipe de suporte e abordou o papel de cada um destes profissionais diante de diferentes tipos de tratamento possíveis para a doença. 

  • Rita de Cássia, enfermeira estomaterapeuta do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)

Tema: Reabilitação pós-cirurgia no câncer de bexiga 

Rita trouxe para o debate o trabalho de preparação do paciente com câncer de bexiga a partir do momento em que se decide pela realização de cirurgia. Segundo ela, este cuidado ajuda o paciente a compreender as mudanças que estão por vir e também a tirar todas suas dúvidas. Além disso, Rita destacou que não é um cuidado que compreende apenas questões físicas, mas também os aspectos emocionais do paciente. 

Por fim, ela explicou sobre estomia e comentou alguns aspectos importantes para que o paciente siga uma vida “normal” apesar desta grande mudança.

  • Tiago Matos, diretor de advocacy do Instituto Oncoguia

Tema: Direitos dos pacientes com câncer - foco em câncer de bexiga

Tiago destacou os principais direitos dos pacientes com câncer, apontando alguns especialmente para pessoas com câncer de bexiga. 

Segundo ele, o paciente estomizado é considerado deficiente, então conta com o acesso a direitos como aquisição de veículos, isenção de impostos, isenção da taxa de transporte urbano durante o tratamento (regra municipal, pode variar de cidade para cidade), cota em concursos para empregos públicos. Ele falou ainda sobre o saque do FGTS e sobre a lei dos 30 dias. Confira estes e outros direitos dos pacientes com detalhes em nosso portal.
 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho