Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOMS aprova resolução que prioriza ações de Câncer de Pulmão
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerA Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2025, aprovou uma nova resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover e priorizar uma abordagem integrada à saúde pulmonar.
A resolução reconhece a urgência de abordar o câncer de pulmão dentro de estratégias de saúde pulmonar, destacando a importância de ações para reduzir a incidência e mortalidade de câncer de pulmão.
O câncer de pulmão é o câncer com maior mortalidade e incidência e deve ser enfrentado com políticas públicas eficazes. A resolução da OMS enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada, considerando os fatores de risco compartilhados entre doenças respiratórias, como o tabagismo e a poluição do ar, além de alinhar a questão do câncer de pulmão com os compromissos globais de controle das doenças crônicas não transmissíveis.
Entre as recomendações, destacam-se ações como:
- Desenvolver políticas nacionais integradas para a saúde pulmonar;
- Incluir o câncer de pulmão nos planos nacionais de controle de câncer;
- Fortalecer a conscientização sobre os impactos da poluição do ar;
- Melhorar a detecção precoce o acesso a tratamentos eficazes de câncer de pulmão;
- Garantir a coleta de dados para o monitoramento adequado.
A resolução também busca combater o estigma associado às doenças pulmonares e estabelecer mecanismos de regulamentação, como a melhoria dos padrões de qualidade do ar e a proteção dos trabalhadores contra riscos ocupacionais.
A implementação dessas ações deve ser acompanhada pela capacitação de profissionais de saúde e a adesão de novas tecnologias de diagnóstico e tratamento.
Com a adoção da resolução, espera-se um aumento nos investimentos em saúde pulmonar, com ênfase no câncer de pulmão. Além disso, as políticas públicas devem avançar para garantir tratamento adequado e acesso equitativo aos cuidados.
Para saber mais e conferir a resolução na íntegra, acesse aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


