O que mudará na minha vida sexual?
Relacionamento. Um tema que gera polêmica. Casais têm suas dinâmicas particulares, cada dupla funciona de um jeito. É difícil entendermos um relacionamento quando não estamos dentro dele, às vezes, até quando somos parte envolvida, podemos nos surpreender com as atitudes de nosso parceiro. Há surpresas positivas, outras, nem tanto.
Diante de situações extremas, como o diagnóstico de um câncer, espera-se que o companheiro se faça presente e apoie sua parceira em cada momento do tratamento. Muitos homens realmente agem desta forma, mas não são todos que se mostram cúmplices e solícitos.
Algumas mulheres relatam que, ao descobrirem que a parceira está com câncer, os homens se ausentam e não dão qualquer apoio ou ajuda. Esse afastamento pode decorrer da falta de preparo para lidar com os novos desafios gerados pelo diagnóstico e, por isso, é tão importante que o casal tente manter o diálogo sempre aberto. Será preciso conversar sobre essa nova realidade.
O câncer vai trazer desafios ao casal e a sexualidade será um deles. O tratamento oncológico pode provocar a perda da libido, secura vaginal e outros sintomas que atrapalham a relação sexual. Porém, é possível driblar essa barreira!
Veja abaixo algumas dicas para explorar a sexualidade de novas maneiras e manter a relação a dois próxima e saudável.