Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

[NOTA] Ministério da Saúde abre Consulta Pública sobre incorporação do trastuzumab no SUS

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Até o dia 6 de junho sociedade civil pode se manifestar sobre o tema. A incorporação da terapia alvo representará um importante avanço ao tratamento do câncer de mama HER-2+

A incorporação no SUS do trastuzumab, anticorpo monoclonal indicado para pacientes de câncer de mama com hiperexpressão da proteína HER-2 nas células tumorais, é tema de duas consultas públicas abertas pelo Ministério da Saúde, por recomendação da CONITEC/SCTIE (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).

Instauradas no dia 28 de junho, as consultas visam ouvir a opinião da sociedade civil sobre a proposta de incorporação do medicamento para tratamento das pacientes com câncer de mama em estágio inicial e avançado.

Para o diretor científico do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, consultar a sociedade civil no sentido de incluir o medicamento na lista do SUS é o primeiro passo para que pacientes com câncer de mama HER-2+, que representam aproximadamente 20% dos casos da doença, sejam tratadas adequadamente. "Tumores Her-2 são mais agressivos que outros, mas esta maior agressividade pode ser contrabalanceada com o benefício da terapias anti-HER-2, como o trastuzumab, que obrigatoriamente têm de ser disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde”, recomenda.

O Comitê Científico do Instituto Oncoguia já está analisando o texto submetido à consulta pública e, em breve, divulgará aqui as suas contribuições. Acompanhe!

       
Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!