Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

[MATÉRIA] Vacina contra o HPV: Incorporação no SUS pode estar próxima

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
A vacina contra o HPV pode ser incorporada em breve no SUS, disse a Diretora da Conitec (Comitê Nacional de Incorporação de Tecnologias), Clarisse Petramale, no III Fórum de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia. 

Petramale afirmou que com 10 anos de estudos sobre a vacina, existem evidências sobre a sua efetividade e, com isso, a incorporação está no radar da Conitec. "O nosso desafio, no entanto, é a logística. Não é fácil encontrar os jovens no país”, declarou. Se incorporada no SUS, jovens de 9 a 12 anos terão direito à vacina.

O papilomavírus humano é responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero, além de ser um fator de risco para os cânceres de garganta, língua, cervical e pênis. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos de câncer de pênis, com 5 a 11 casos para cada 100 mil habitantes. 
 
O HPV é doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Estima-se que 80% da população mundial tenha entrado em contato com o vírus alguma vez na vida. 
Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!