A náusea pode ser definida como uma sensação de desconforto associada a uma vontade de vomitar. Normalmente, é referida como enjoo ou ânsia e é percebida na garganta ou como dor no estômago.
Aproximadamente 80% dos pacientes em tratamento do câncer apresentam quadros de náuseas e vômitos. Mas existem muitos medicamentos que podem controlar bem esses sintomas.
Causas das náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos no paciente com câncer podem ser provocados por muitas razões. Na maioria das vezes, são problemas de curto prazo e desaparecem com o término do tratamento. Se perdurarem, não melhorarem com o fim do tratamento ou dificultarem a ingestão de alimentos ou de bebidas, informe, imediatamente, seu médico.
Problemas provocados pelas náuseas e vômitos
Quando náuseas e vômitos forem intensos ou perdurarem por muito tempo, podem dificultar a execução de suas tarefas diárias. Também podem atrapalhar a realização de seu tratamento oncológico.
O vômito pode levar à desidratação, que é a falta de líquidos e minerais necessários ao organismo. Também pode fazer você se sentir cansado, com problemas de concentração, perder peso e apetite. Esses efeitos colaterais devem ser tratados imediatamente para ajudá-lo a manter seu peso e energia.
Tratamento das náuseas e vômitos
Os medicamentos usados para controlar a náusea são denominados antieméticos. Todo paciente em tratamento oncológico pode e deve receber medicamentos para prevenir náuseas e vômitos.
Os medicamentos antieméticos são administrados regularmente durante o dia, ou seja, o paciente toma mesmo que não apresente sintomas. Mas, às vezes, a administração desses medicamentos é feita conforme a necessidade; o paciente deve tomar a medicação ao primeiro sinal de náusea para evitar que fique pior. Às vezes, 2 ou mais medicamentos são administrados simultaneamente.
Como diminuir náuseas ou vômitos
No caso de você estar fazendo quimioterapia ou radioterapia, para reduzir náuseas e vômitos:
O que você pode fazer para se alimentar da melhor forma possível durante o tratamento:
Conversando com seu médico
Náuseas e vômitos podem ser efeitos colaterais do tratamento do câncer. Mas não significa que não possam ser tratados. Converse com seu médico se estiver sentindo náuseas para que a causa possa ser diagnosticada e tratada.
Fonte: American Cancer Society (Junho/2017)
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.