Laparoscopia para câncer de vesícula biliar
A laparoscopia é uma pequena cirurgia. Neste procedimento, um laparoscópio, tubo fino e flexível, é inserido no paciente através de uma pequena abertura cirúrgica no abdome para visualizar a vesícula biliar, fígado e outros órgãos do abdômen. O laparoscópio tem uma pequena câmera na extremidade, que permite a transmissão de imagens do interior do abdome para um monitor de televisão, permitindo ao médico a avaliação dos órgãos e linfonodos próximos. Às vezes, a laparoscopia é combinada com ultrassom o que proporciona uma melhor imagem do tumor. Este procedimento é realizado em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral
Os médicos, muitas vezes, solicitam uma laparoscopia antes da cirurgia para confirmar se o câncer de vesícula biliar ainda está confinado apenas ao órgão e se pode ser completamente removido cirurgicamente. Se necessário, são inseridos instrumentos especiais através das incisões para retirar amostras de biópsia, para confirmação do diagnóstico.
A laparoscopia é frequentemente utilizada para retirar a vesícula biliar, tratar cálculos biliares ou inflamação crônica da vesícula. Este procedimento é também denominado colecistectomia laparoscópica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/05/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.
- Taxa de sobrevida para câncer de vesícula biliar
- Detecção precoce do câncer de vesícula biliar
- Estadiamento do câncer de vesícula biliar
- Biópsia para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Exames de imagem para câncer de vesícula biliar
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar