InspirAção Rosa 2023

O Inspiração Rosa 2023, evento realizado pelo Oncoguia em razão do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, aconteceu no dia 28 de outubro, em São Paulo, e foi um dia repleto de informação, inspiração e muita conexão! O evento contou com cerca de 900 participantes que acompanharam o evento online e presencialmente.

Como todos os anos, o formato do Inspiração Rosa é pensado exclusivamente para pacientes com câncer de mama e tem como objetivo criar um ambiente acolhedor para a divulgação de informações atualizadas sobre o tratamento da doença e promover encontros para a troca de experiências entre aquelas que a vivem.

A edição deste ano teve como foco principal a disseminação de informação de qualidade para pacientes com câncer de mama. “O acesso à informação de qualidade, sem dúvida nenhuma, prepara, auxilia e apoia em relação a tudo que uma paciente com câncer pode enfrentar no tratamento”, afirma Luciana Holtz, presidente e fundadora do Oncoguia. “E a gente sabe que quando a informação vem acompanhada de apoio, de inspiração e motivação, facilita o processo de compreensão e conexão com tudo aquilo que a paciente está vivendo”.

Como convidados, o Inspiração Rosa contou com especialistas, como oncologistas, psico-oncologistas e nutrólogos que prepararam apresentações voltadas para a conversa com os presentes. Além disso, pacientes com câncer de mama que atuam como voluntárias do Oncoguia também participaram do evento como especialistas da própria vivência. “Acima de tudo, foi um momento para encontros”, afirma Luciana.

Veja o que mais aconteceu no Inspiração Rosa 2023:

Um dia de inspiração

O dia começou com as boas-vindas dadas pela coordenadora de Relacionamento Institucional do Oncoguia, Evelin Scarelli. “Aproveitem o dia para que vocês possam abraçar, se conectar e aprender. “ A gente sabe que o câncer chega e a gente tem que estar aqui para inspirar, respirar e facilitar a jornada de vocês”, disse a coordenadora durante um bate-papo com os presentes.

Em seguida, a presidente da ong, Luciana Holtz, introduziu o tema principal do evento com uma apresentação sobre o porquê e como se informar, compreender e falar sobre a jornada com o câncer. “Diante de um diagnóstico um paciente se pergunta ‘que mundo é esse?’. É uma rotina, novas realidades, novos sentimentos e até uma nova linguagem! Até entender o que está acontecendo é um desafio”, afirmou a presidente, que enfatizou o papel do Oncoguia como um parceiro das pacientes que buscam mais informações e orientações sobre a sua doença.

A manhã seguiu com a oncologista Marina Sahade, oncologista clínica e coordenadora do Comitê Científico do Oncoguia que trouxe conhecimentos considerados essenciais para as pacientes com câncer de mama. A médica explicou os termos técnicos relacionados à doença e ainda deu algumas dicas para as pacientes sobre como abordar suas vontades durante a consulta e ser mais participativa durante o tratamento.

Antes da pausa para o almoço o evento recebeu voluntárias do Oncoguia que vivem com o câncer de mama. Mariana Mantovano; Raquel Medeiros; Anna Carolina Siqueira e Marta Silva  dividiram suas experiências e como a doença mudou suas vidas. Para finalizar a manhã, Luciana Landeiro, oncologista e coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) do Grupo Oncoclínicas falou sobre como cuidar do corpo e da saúde além do câncer.

Informação, troca e participação são chaves para a qualidade de vida

Na parte da tarde, o evento retorna com Luciana Holtz mediando uma conversa sobre como lidar com os momentos difíceis. Participaram também a psico-oncologista Regina Liberato, coordenadora do Comitê de Saúde Emocional do Oncoguia, e Vicente Carvalho, psiquiatra, psico-oncologista e também membro do comitê. Os profissionais debateram assuntos como o abandono da mulher adoecida, solidão, medo do futuro e relacionamentos. 

Em seguida, Evelin Scarelli conversou com Pedro Paulo Dal Bello, médico nutrólogo, oncologista e clínico, sobre mitos e verdades sobre o tratamento do câncer de mama. A conversa foi voltada principalmente para a desinformação relacionada à alimentos e sua função na prevenção do câncer. 

A qualidade de vida e a importância da participação ativa da paciente com câncer de mama foi o tópico da mesa seguinte. Moderado por Marina Sahade, o debate contou com a oncologista Fabiana Makdissi, líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A. C. Camargo Cancer Center, e Silvia Ferrite, paciente de câncer de mama metastático, pesquisadora e voluntária Oncoguia.

Encaminhando para o final do evento, a presidente do Oncoguia se juntou a Marina Sahade, a psiquiatra Anny Maciel e a Plínio Cutait, coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês, para abordar o sentimento de exaustão relatado por muitas pacientes com câncer de mama. A conversa abordou questões que vão além da doença, passando pelas cobranças existentes sobre as mulheres, a vida moderna e os desafios de acesso ao cuidado oncológico enfrentados no dia a dia. 

O evento encerrou-se com uma atividade interativa de dança, chefiada por Maria Cláudia Gonçalves, criadora e facilitadora do movimento “Escuta de Si".

A transmissão da edição de 2023 do Inspiração Rosa está disponível na íntegra pelo canal TV Oncoguia, no YouTube. Assista.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho