Glioblastoma
O glioblastoma é um tipo de tumor que começa como um crescimento de células no cérebro ou muito raramente na medula espinhal. Ele cresce rapidamente e pode invadir e destruir os tecidos saudáveis. O glioblastoma se forma se forma a partir de células chamadas precursoras glial, células com potencial para se diferenciar em outros tipos celulares, se caracterizando como o tipo mais agressivo de glioma.
O glioblastoma pode ocorrer em qualquer idade, mas acomete adultos mais velhos com mais frequência.
A causa da maioria dos glioblastomas é desconhecida. O glioblastoma surge quando as células do cérebro ou muito raramente da medula espinhal sofrem alterações no seu DNA. Em condições normais, o DNA regula o crescimento, a multiplicação e o tempo de vida das células. No entanto, em células tumorais, essas mudanças fazem com que elas cresçam e se multipliquem de forma descontrolada, sem seguir o ciclo natural de morte celular (apoptose). Como resultado, as células do tumor continuam se acumulando, enquanto as saudáveis morrem.
As células tumorais podem formar uma massa que comprime estruturas adjacentes do cérebro ou da medula espinhal à medida que crescem. Essas células apresentam alterações genéticas que as tornam malignas desde o início, o que lhes confere a capacidade de se infiltrar e destruir os tecidos saudáveis.
Texto originalmente publicado nos sites Mayo Clinic, Cancer Research Uk, The Brain Tumour Charity e Servier livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.