Fatores de risco para mieloma múltiplo
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados. Outros não, como idade e histórico familiar.
É importante ressaltar que ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.
Quando falamos de mieloma múltiplo, os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a doença são:
- Idade. O risco de mieloma múltiplo aumenta com a idade. Menos de 1% dos casos são diagnosticados em pessoas com idade inferior a 35 anos. A maioria das pessoas diagnosticadas com mieloma múltiplos tem mais de 65 anos.
- Gênero. Os homens são ligeiramente mais propensos a desenvolver mieloma múltiplo do que as mulheres.
- Raça. O mieloma múltiplo é quase duas vezes mais frequente entre os negros que nos brancos. A razão para isso é desconhecida.
- Histórico familiar. O mieloma múltiplo parece ser hereditário. Ter pai ou irmão com mieloma aumenta as chances em contrair a doença. Ainda assim, a maioria dos pacientes não tem parentes com a doença, de modo que isto representa apenas um pequeno número de casos.
- Obesidade. Estar acima do peso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver mieloma múltiplo.
- Doenças de células plasmáticas. Muitas pessoas com gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) ou plasmocitoma solitário eventualmente desenvolverão mieloma múltiplo.
- Exposição à radiação ou a certos produtos químicos. A exposição às radiações e a produtos químicos pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver mieloma. Por exemplo, existem evidências de que pessoas expostas a determinados herbicidas apresentam maior risco da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/02/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.