Fatores de Risco para Câncer de Pele Melanoma

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como tomar sol, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecido poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de pele melanoma tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o melanoma:

  • Exposição à radiação ultravioleta (UV). A exposição aos raios ultravioleta é um importante fator de risco para a maioria dos melanomas. A luz solar é a principal fonte de raios UV. Câmaras de bronzeamento artificial e lâmpadas solares também são fontes de raios UV. Os raios UV danificam o DNA das células da pele. Os cânceres de pele começam quando esse dano afeta o DNA dos genes que controlam o crescimento das células da pele. O melanoma no tronco (peito e costas) e nas pernas tem sido associado a queimaduras frequentes (especialmente na infância). Isso também pode estar relacionado com o fato de que essas áreas não estão constantemente expostas à luz ultravioleta. Alguns especialistas acreditam que os melanomas que começam nessas áreas são diferentes dos da face, pescoço e braços, onde a exposição ao sol é mais constante. E diferentes de qualquer um desses são os melanomas que se originam nas palmas das mãos, plantas dos pés, sob as unhas, ou em superfícies internas, como a mucosa da boca e da vagina, onde há pouca ou nenhuma exposição ao sol.
     
  • Pintas. Uma pinta ou marca de nascença é um tumor benigno. As pintas começam a aparecer em crianças e adultos jovens, a maioria não causa nenhum problema, mas pessoas com muitos destes sinais têm um risco aumentado para desenvolver o melanoma.
     
  • Pintas displásicas. As pintas displásicas ou atípicas muitas vezes se parecem com as pintas normais, mas têm algumas características do melanoma. Elas são maiores e têm uma forma ou cor anormal. Elas podem aparecer na pele que é exposta ao sol, bem como na pele que, normalmente, está coberta, como nádegas ou couro cabeludo. Algumas pintas displásicas podem evoluir para melanomas.
     
  • Pintas congênitas. As pintas de nascença são chamadas pintas melanocíticas congênitas. O risco de desenvolvimento de melanoma nas pintas congênitas é de 0 e 5%, dependendo do tamanho da pinta. Pessoas com grandes pintas congênitas têm um risco aumentado, enquanto o risco é menor para aquelas com pintas pequenas.
     
  • Pele clara, sardas e cabelos claros. O risco de melanoma é maior para brancos do que para os negros. Os brancos com cabelos ruivos ou loiros, olhos azuis ou verdes ou pele clara com sardas ou que se queimam facilmente têm um risco aumentado para a doença.
     
  • Histórico familiar. Cerca de 10% das pessoas com melanoma têm um histórico familiar da doença. Portanto, é recomendável que os parentes próximos (pais, irmãos e irmãs, e filhos) de uma pessoa com melanoma façam rotineiramente o autoexame da pele, evitem a exposição ao sol sem qualquer proteção, evitem os raios ultravioletas artificiais e consultem um dermatologista regularmente.
     
  • Histórico individual. Pessoas que tiveram melanoma têm um risco aumentado de desenvolver novos melanomas. As pessoas que já tiveram câncer de pele basocelular ou espinocelular também têm um risco aumentado de contrair melanoma.
     
  • Imunossupressão. Pessoas que foram tratadas com medicamentos que suprimem severamente o sistema imunológico, como pacientes com órgãos transplantados, têm um risco aumentado de desenvolver o melanoma. Pessoas infectadas com o HIV, o vírus que causa a AIDS, muitas vezes têm um sistema imunológico enfraquecido e, também, têm um risco aumentado de melanoma.
     
  • Idade. Embora o melanoma seja mais provável de ocorrer em pessoas mais velhas, é um tipo de câncer que também é diagnosticado em pessoas jovens. Na verdade, o melanoma é um dos cânceres mais comuns em pessoas com menos de 30 anos, especialmente em mulheres. Em casos familiares, o melanoma pode ocorrer em faixas etárias ainda menores.
     
  • Gênero. Nos Estados Unidos, os homens têm uma taxa mais elevada do que as mulheres do melanoma, embora isso varie com a idade. Antes dos 50 anos, o risco é maior para as mulheres, e depois dos 50 anos o risco é maior em homens.
     
  • Xeroderma pigmentoso. É uma condição rara e hereditária resultante de um defeito em uma enzima que normalmente repara danos ao DNA. Pessoas com esta condição apresentam maior risco de desenvolver melanoma e outros cânceres de pele em uma idade jovem, principalmente em áreas da pele expostas ao sol.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho