Fases e faces

Nem bem piscamos, um semestre se foi. Há tempos eu não vivia de forma tão tranquila como em 2025. Tenho a dizer que este período foi memorável: consegui viajar como marido e as crianças duas vezes neste semestre tudo bem que é, como diz minha comadre Suzana, para “meu refúgio” em Garajuba¹, mas saímos de casa, demos uma esticada até Salvador, inclusive cuidando da saúde de todos.
Consegui manter-me licenciada do trabalho, com os benefícios da função, uma vez que sou servidora pública e existe um dispositivo na Lei do Município que ampara servidores em tratamento de saúde o medo de mexerem na minha licença, com a mudança de gestão e ainda, a polarização que existe na política municipal das cidades do interior, me perseguiram. Enfim, sou uma quase aposentada, com direitos assegurados até 2026. Depois, a gente resolve.
Enquanto isso, com os ótimos resultados do tratamento que venho fazendo em casa medicação oral, venho mantendo a doença estável e economizando dinheiro, o que tem propiciado colocar contas básicas como água e luz em dia acreditem, eu estou igual ao Fábio Junior “sem limites para Sonhar”, quiçá cartão de crédito rindo de nervoso. Embora a justiça ainda não tenha dado o deferimento sobre o tratamento, encontrei muitas almas boas, que olharam por mim e me acolheram, doando os seus medicamentos já sem uso. A reflexão que faço é: o câncer veio e com ele inúmeras pessoas bacanas e que, graças a Deus e a elas, tenho mais alguns dias de vida: Bel, Ana, Ju, Fer, Selma, Lorena, isso sem falar nas outras oncofriends que estão comigo todos os dias e que mesmo a distância me acolhem nas minhas loucuras_ não quero citar nomes para não correr risco de ser injusta, mas elas todas sabem que moram no meu coração!
Tenho sido mais ativa no voluntariado, tenho descansado mais, lido mais, estudado sim, fiz um curso EAD de Gestores Escolares, assistido minhas séries (enfim, vou concluir Law in Order SVU), perdi 18 kg de inchaço, só não consegui voltar a atividade física. Fui ao teatro pela primeira vez graças ao Oncoguia, aproveitado momentos com amigos, família nas mais diversas ocasiões!
Perdi oncofriends neste semestre, mantido contato com pacientes que acolhi, as vezes me desesperado com a possibilidade de ficar sem medicamento, me preparado e falado abertamente sobre as diretivas antecipadas de vontade, mas no geral o saldo foi mais que positivo! Tem momentos até que penso que tanta coisa boa tem acontecido, dá até medo de ser feliz, como se fosse uma espécie de despedida, ou ainda, de vir uma fase para lá de ruim Xô, Deus me livre!
Enfim, a palavra que define tudo isso é Obrigada!
E vida que segue!
Marta Maria da Silva
(43 anos, membro do comitê de pacientes Oncoguia e da Rede de Pacientes Negros. A debochada de plantão e que por enquanto, ri à toa!)
¹ Guarajuba- distrito do Município de Camaçari, situado no litoral norte da Bahia.