Exames de imagem para diagnóstico do câncer de testículo
Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença o que se denomina estadiamento do câncer de testículo:
- Ultrassom
O ultrassom costuma ser o primeiro exame a ser realizado se houver suspeita de câncer de testículo. Esse exame utiliza ondas sonoras para produzir imagens do interior do corpo. Pode ser usado para verificar se uma alteração é uma condição benigna, como hidrocele ou varicocele, ou um tumor sólido que pode ser cancerígeno. Se o nódulo for sólido, é mais provável que seja cancerígeno. Nesse caso, o médico pode indicar outros exames ou até mesmo cirurgia para remover o testículo.
- Raios X
Este exame é realizado para verificar se a doença se disseminou aos pulmões.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é realizada para determinar o estadiamento da doença, se os linfonodos estão aumentados, se a doença se espalhou para os linfonodos, fígado, pulmões ou outros órgãos.
- Ressonância magnética
A ressonância magnética é útil para examinar o abdômen, a pelve e o cérebro em pacientes com câncer de testículo. É usada como alternativa à tomografia computadorizada para exames de imagem na região abdominal e pélvica em pacientes que preferem evitar a tomografia, principalmente naqueles em acompanhamento para seminoma em estágio I.
As ressonâncias magnéticas são geralmente realizadas para pacientes com câncer de testículo com suspeita de disseminação da doença para o cérebro e medula espinhal.
- Tomografia por emissão de pósitrons
A tomografia por emissão de pósitrons (PET) pode detectar pequenos acúmulos de células cancerígenas no corpo. Às vezes, é útil após a quimioterapia para verificar se os linfonodos aumentados contêm a doença ou apenas tecido cicatricial. É um exame muitas vezes mais útil para tumores seminomas do que para não seminomas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.