Exames de imagem para diagnóstico do câncer de vagina
Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, o que se denomina estadiamento do câncer de vagina. Os principais exames são:
- Radiografia de tórax
A radiografia de tórax é utilizada para detectar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões, por exemplo, metástases.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagens que usa a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo. As imagens são capturadas por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente.
Se for necessária uma biópsia para verificar a disseminação da doença, este exame também pode ser usado para guiar o posicionamento da agulha na amostra de tecido.
- Ressonância magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens.
As imagens de ressonância magnética são particularmente úteis no exame dos tumores pélvicos. As imagens obtidas permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor de vagina, bem como quaisquer linfonodos aumentados. Às vezes, pode ser usado um contraste via intravenosa para a obtenção de maiores detalhes do corpo.
- Tomografia por emissão de pósitrons
O PETscan pode mostrar se o tumor se disseminou para os linfonodos ou outros órgãos. Esse exame procura áreas onde as células estão crescendo rapidamente, que podem ser sinal de câncer, em vez de apenas mostrar se as áreas parecem anormais com base no seu tamanho ou forma.
A imagem obtida não é tão detalhada como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, mas fornece informações úteis sobre todo o organismo. O PETscan não é frequentemente usado em mulheres com câncer de vagina inicial, mas é útil para o diagnóstico de áreas de disseminação da doença em cânceres avançados.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/09/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.