Painel de Políticas Públicas do Câncer
Voltar[ENTREVISTA] Adelane Araújo, Assistente Social, da Abrale de Fortaleza fala sobre a importância do trabalho do Assistente Social
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO Instituto Oncoguia conversou com a Adelane Araújo, Assistente Social da Abrale de Fortaleza.
Instituto Oncoguia - Como é feito o trabalho da Assistente Social junto ao paciente oncológico?
Adelane Araújo - O trabalho do Assistente Social junto ao paciente oncológico é realizado por meio da intervenção em questões sociais vivenciadas pelos pacientes oncológicos, ampliando informações, mobilizando e viabilizando recursos, na perspectiva de garantir a qualidade, direitos e humanizaçãodo atendimento, além de integrar a equipe multidisciplinar contribuindo com a eficiência e otimização dos serviços prestados.
Instituto Oncoguia - Qual é o objetivo desse trabalho?
Adelane Araújo - O principal objetivo do trabalho do Assistente Social é fazer com que os direitos de cidadão desse paciente sejam respeitados. Na prática, o Assistente Social trabalha para que as políticas públicas sejam efetivas, informando e garantindo que elas serão cumpridas.
Além disso, o Assistente Social deve atuar com uma perspectiva no trabalho interdisciplinar, articulando serviços extra-institucionais, realizando ações de pesquisa e ensino para construção de conhecimento, garantindo o princípio da participação de seus usuários, assegurando-lhes o respeito enquanto cidadãos autônomos e ativos no processo de construção da sua história de vida.
Instituto Oncoguia - Quais são as principais atividades do Assistente Social?
Adelane Araújo - As principais atividades são:
-
Entrevista social - Coletar informações dos aspectos sociais, culturais e econômicos que permeiam a realidade dos pacientes e de seus familiares, orientando-os, se necessários, em relação aos direitos previdenciários e assistenciais.
-
Apoio psicossocial individual e grupal - Promover ações sócio-educativas (de prevenção, diagnóstico e tratamento) visando desencadear um processo reflexivo sistemático nos pacientes e familiares acerca da doença e de seu enfrentamento.
-
Viabilização de serviços - Transporte, casas de apoio, exames ou terapias complementares, conforme as necessidades dos usuários.
-
Visitas domiciliares - Quando necessário, a fim de acompanhar o paciente e seus familiares fora do contexto clínico.
-
Captação de doadores - Por meio de orientações, campanhas e palestras.
Resgate de pacientes que abandonaram ou estão faltando tratamento:
-
Acompanhamento e avaliação de pacientes internados - Mediando contato entre pacientes, familiares e a equipe multidisciplinar, além de prestar orientações para alta.
-
Trabalho interdisciplinar com os outros membros da equipe - A fim de desenvolver ações integradas às outras esferas do atendimento, visando o bem estar global do paciente.
-
Cuidados paliativos - Atividades com pacientes fora de possibilidade de cura e apoio a seus familiares.
O Serviço Social na atenção oncológica busca identificar as necessidades do paciente, potencializando suas habilidades em busca do bem estar durante seu tratamento, mediando a relação familiar e profissional quando necessário. Todas as atividades são desenvolvidas numa relação de parceria e no intuito de promover a autonomia no mesmo, buscando a adesão ao tratamento e sua qualidade de vida.


