Diagnóstico dos gliomas
Os exames e procedimentos utilizados para diagnosticar os gliomas incluem:
- Exame neurológico. Durante o exame neurológico serão avaliados sinais e sintomas da visão, audição, equilíbrio, coordenação motora, força e reflexos. Alterações em um ou mais desses exames eventualmente mostrarão o local do cérebro que pode estar sendo afetado por um tumor cerebral.
- Exames de imagem. Permitem determinar a localização e tamanho do tumor cerebral e eventualmente inferir o diagnóstico. A ressonância magnética é o exame mais comum para identificar tumores cerebrais, podendo ser a ressonância magnética funcional, a ressonância magnética de perfusão e a espectroscopia de ressonância magnética. Outros exames de imagem podem incluir a tomografia computadorizada e a tomografia por emissão de pósitrons (PET scan).
- Biópsia. A retirada de uma amostra de tecido para análise anatomopatológica pode ser realizada durante a cirurgia para remover o tumor. Os resultados dessa análise fornecem informações detalhadas sobre as características das células tumorais, definem o prognóstico do paciente e permitem que os médicos criem um plano de tratamento.
Texto originalmente publicado nos sites Mayo Clinic, Cancer Research Uk, The Brain Tumour Charity e Servier livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.