Diagnóstico do mesotelioma
Alguns sinais e sintomas podem sugerir a presença do mesotelioma, mas será necessária a realização de exames e biópsias para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
O primeiro passo do diagnóstico de um câncer é durante a consulta. Seu médico irá perguntar pelo seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas relevantes para avaliar se alguma alteração possa sugerir um mesotelioma.
Depois, o médico também deve realizar um exame físico para procurar outros sinais de saúde. O mesotelioma pleural pode causar derrame pleural e o mesotelioma peritoneal pode causar ascite. Em casos de mesotelioma no pericárdio, o líquido que se acumula na membrana que envolve o coração é denominado derrame pericárdico. Raramente, o mesotelioma pode se desenvolver na virilha similar a uma hérnia. Tudo isso pode ser encontrado durante o exame físico.
Se, durante o exame, o médico suspeitar da presença de alguma alteração, provavelmente solicitará exames complementares para poder elucidar o diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.
- Taxa de sobrevida para mesotelioma
- Detecção precoce do mesotelioma
- Exames da função pulmonar para mesotelioma
- Biópsias para diagnóstico do mesotelioma
- Exames de sangue para diagnóstico do mesotelioma
- Exames de imagem para diagnóstico do mesotelioma
- Estadiamento do mesotelioma
- Sinais e sintomas do mesotelioma