Diagnóstico do câncer de vesícula biliar
Alguns cânceres de vesícula biliar são diagnosticados após a retirada do órgão devido a cálculos biliares ou para tratar uma inflamação crônica. As vesículas biliares removidas por esse motivo são sempre analisadas ao microscópio para verificar se existem células cancerígenas.
Entretanto, a maioria dos cânceres de vesícula biliar só é diagnosticada quando uma pessoa consulta um médico devido aos sintomas que está apresentando.
Histórico clínico e exame físico
O primeiro passo do diagnóstico de um câncer é durante a consulta. Seu médico irá perguntar pelo seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas relevantes para avaliar se alguma alteração possa sugerir um câncer de vesícula biliar.
Depois, o médico também deve realizar um exame físico. Como parte do exame, o médico apalpará cuidadosamente seu abdômen para investigar a presença de massas ou aumento de tamanho dos órgãos. A pele e a parte branca dos olhos serão observadas para possíveis sinais de icterícia. Também serão examinados os linfonodos acima da clavícula e outras regiões próximas.
Se, durante o exame, o médico suspeitar da presença de alguma alteração, provavelmente solicitará exames complementares para poder elucidar o diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/05/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.
- Taxa de sobrevida para câncer de vesícula biliar
- Laparoscopia para câncer de vesícula biliar
- Detecção precoce do câncer de vesícula biliar
- Estadiamento do câncer de vesícula biliar
- Biópsia para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Exames de imagem para câncer de vesícula biliar
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar