Detecção precoce do mesotelioma
O mesotelioma é raro e não existem exames de rastreamento recomendados para pessoas assintomáticas.
Para as pessoas com elevada exposição ocupacional ao amianto, é indicada a realização de exames de imagem, como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada para verificar possíveis alterações nos pulmões, que possam ser sinais de mesotelioma ou câncer de pulmão. Mas, ainda não está claro se esses exames diagnosticarão o mesotelioma precocemente.
Os pesquisadores descobriram que pessoas com mesotelioma apresentam níveis elevados de determinadas substâncias no sangue, incluindo fibulina-3 e peptídeos relacionados ao mesotelina (SMRPs). Os exames de sangue para estas substâncias poderão ser úteis para, no futuro, diagnosticar mesoteliomas precocemente, assim como para monitorar a evolução da doença em pacientes com mesotelioma.
A maioria dos mesoteliomas é diagnosticada quando uma pessoa consulta um médico por causa dos sintomas, como falta de ar e dor no peito. As pessoas que foram expostas ao amianto, durante a vida, devem conhecer os possíveis sinais e sintomas de mesotelioma. Muitos destes sintomas são provocados por outras razões clínicas, mas é importante descrever quaisquer novos sintomas ao seu médico, para que a causa possa ser diagnosticada e iniciado o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.