Detecção precoce do câncer de vesícula biliar
O câncer de vesícula biliar é difícil de ser diagnosticado precocemente. Devido a sua localização mais profunda no corpo, a doença não pode ser vista ou palpada durante um exame físico de rotina. Também não existem exames de sangue ou outros testes que possam diagnosticar de forma confiável os cânceres da vesícula biliar com tempo suficiente para serem úteis como exames de rastreamento. Dessa forma, a maioria dos cânceres de vesícula biliar são diagnosticados quando a doença está provocando sintomas e se encontra em estádio avançado.
Ainda assim, alguns cânceres de vesícula biliar são diagnosticados antes de se disseminarem para outros órgãos. Muitos desses cânceres em estágio inicial são diagnosticados incidentalmente quando a vesícula biliar de um paciente é removida devido a cálculos biliares. Quando a vesícula biliar é examinada no laboratório após a ressecção cirúrgica, pequenos cânceres ou pré-cânceres que não causam sintomas são, às vezes, diagnosticados.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/05/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.
- Taxa de sobrevida para câncer de vesícula biliar
- Laparoscopia para câncer de vesícula biliar
- Estadiamento do câncer de vesícula biliar
- Biópsia para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Exames de imagem para câncer de vesícula biliar
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de vesícula biliar
- Sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar