Detecção precoce do câncer de pênis
Não existem exames de rastreamento amplamente recomendados para câncer de pênis. Mas, muitos tipos de câncer de pênis podem ser diagnosticados precocemente.
Quase todos os cânceres de pênis começam na pele, de modo que são muitas vezes diagnosticados no início do desenvolvimento da doença. Os tumores que se iniciam sob o prepúcio não podem ser vistos, principalmente se o homem tem fimose. Alguns tipos de câncer de pênis podem provocar sintomas que são confundidos por aqueles provocados por outras patologias.
Mesmo que o homem veja ou sinta algo anormal, ele pode não reconhecer como algo que precise de atenção médica imediata. Se você encontrar qualquer anomalia no seu pênis, mesmo que não seja dolorosa, consulte um médico imediatamente, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento. Sinais como verrugas, bolhas, feridas, úlceras, manchas brancas ou outras áreas anormais devem ser avaliadas por um médico. A maioria delas é benigna, mas que pode ser provocada por uma infecção ou alguma outra condição que precisa ser tratada.
Infelizmente, alguns homens evitam ir ao médico quando percebem quaisquer lesões (anomalias) em seu pênis. Muitos homens com lesões penianas não procuram tratamento durante anos após o primeiro sintoma.
Se um câncer é diagnosticado precocemente, muitas vezes pode ser removido com pouco ou nenhuma potencial lesão ao pênis. Mas, se não for diagnosticado cedo, pode ser necessário remover parte ou todo o órgão para tratar a doença. Além disso, é provável que seja necessária a realização de tratamentos adicionais.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/09/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.