De frente para o espelho: essa sou eu?
O diagnóstico de um câncer traz consigo muitas dúvidas, entre elas, as incertezas e medos do que pode vir a acontecer com o corpo, já que o tratamento provoca mudanças que alteram a aparência: ganho (ou perda) de peso, queda dos cabelos, problemas na pele, enfraquecimento das unhas, ressecamento da boca, entre outros efeitos colaterais.
Algumas pacientes lidam bem com a perda de cabelo ou ganho de peso, outras ficam extremamente incomodadas com essas alterações físicas, que podem provocar estranheza em frente ao espelho e afetar a autoestima a ponto de gerar conflitos emocionais importantes, como a depressão. Para não se deixar levar pelo desânimo, é essencial que a mulher aprenda a lidar com as possíveis mudanças físicas que irá enfrentar em decorrência do tratamento.
Maquiagem, lenços e perucas e próteses externas da mama são grandes aliadas das mulheres que enfrentam o diagnóstico de um câncer. Veja abaixo uma lista de dicas que com certeza irão fazê-la sentir-se bem em frente ao espelho novamente.