Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Contribuição Oncoguia na CP sobre tratamento do câncer de ovário

Participação Social (ATS)

A Conitec realizou, em maio de 2024, consulta pública para ouvir a sociedade sobre a utilização do medicamento Olaparibe para o tratamento de manutenção dos pacientes com câncer de ovário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

CP 21: Olaparibe para tratamento de manutenção do câncer de ovário (incluindo trompas de falópio ou peritoneal primário), seroso ou endometrioide, recém diagnosticado, de alto grau, avançado (estágio FIGO III ou IV), com mutação nos genes BRCA, sensível à quimioterapia de primeira linha, à base de platina.

O Oncoguia realizou contribuição na Consulta Pública, com respaldo de seu Comitê Científico e endossando o parecer da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). No documento enviado, sinalizamos nosso posicionamento favorável à incorporação do olaparibe, uma vez que este é um medicamento comprovadamente eficaz para o tratamento de manutenção de pacientes com câncer de ovário. Os dados atualizados dos estudos mais recentes (SOLO 1), demonstram melhoras substanciais na sobrevida livre de progressão, e uma redução de 45% do risco de morte das pacientes tratadas com o medicamento. 

Aproveitamos o espaço da consulta pública, também, para realizar contribuições em relação ao processo da Conitec. Nesse sentido, frisamos, dentre outros pontos, a importância de incluir os seguintes atores durante o processo de discussão das tecnologias na Conitec: fabricante, demandante, sociedade médica especializada e representação de pacientes. Estes atores são capazes de responder dúvidas dos membros da Conitec, levantar discussões relevantes sobre a tecnologia e seu uso e enriquecer a qualidade da tomada de decisão dos membros dos comitês.

Confira nossa contribuição completa clicando aqui.

Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas, apresentar todas as contribuições no plenário do Cosaúde e publicar sua recomendação final. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 
 

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!