Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarComissão pode votar PL sobre Detecção de Mutação Genética em mulheres
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerA Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados poderá votar, nesta quinta-feira (13), às 09h, o parecer favorável, na forma de substitutivo, apresentado ao Projeto de Lei 265/2020, que pretende alterar a Lei 11.664/2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS, para assegurar a realização de exames de detecção de mutação genética.
De autoria da Deputada Rejane Dias (PT-PI), a proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 5270/2020, para garantir a realização de testes genéticos germinativos e genômicos para prevenção, diagnóstico e tratamento para todos os tipos de neoplasias malignas, cujo a relatora defendeu a aprovação.
Para a relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), a realização de testes genômicos tumorais, antes de significar aumento de despesa, pode significar economia para o Estado, reduzindo-se o custo com tratamentos quimioterápicos desnecessários. “Com isso, verifica-se o custo-benefício desses exames e, por conseguinte, a sua viabilidade econômica para o Poder Público”, completou.
E agora?
O substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), será analisado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Documentos:
- PL 265/22020
- PL 5270/2020
- Substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI)
Fonte: NK Consultores


