Células plasmáticas
Mieloma múltiplo é um câncer formado por células plasmáticas malignas. As células normais do plasma, encontradas na medula óssea, são uma parte importante do sistema imunológico.
As células plasmáticas são um tipo de glóbulos brancos encontrados na medula óssea. Elas são um dos vários tipos de células do sistema imunológico que atuam juntas no combate às infecções e outras doenças.
As células plasmáticas normais combatem as infecções produzindo anticorpos, também denominados imunoglobulinas, que ajudam o corpo a atacar e destruir os germes. Mas, às vezes, as células plasmáticas se tornam cancerígenas e crescem descontroladamente.
Quando isso acontece, as células plasmáticas produzem um anticorpo anormal, conhecido por diferentes nomes, incluindo imunoglobulina monoclonal, proteína monoclonal (proteína M), espícula M ou paraproteína.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/02/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.