Causas do câncer de pênis
Embora se conheçam alguns dos fatores de risco para o câncer de pênis, como a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e o tabagismo, nem sempre está claro como esses fatores podem levar ao câncer de pênis.
As células se tornam cancerígenas devido a um dano no DNA, um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão celular. Os genes que promovem essa divisão são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
Por exemplo, algumas pesquisas mostraram que as células normais se autorregulam, produzindo substâncias denominadas genes supressores de tumor para manter o crescimento celular sob controle e não se tornarem cânceres. Duas proteínas (E6 e E7) produzidas pelo vírus do papiloma humano (HPV) podem bloquear a função desses genes supressores de tumores nas células, provavelmente tornando-as cancerígenas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/02/2016, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.