Juntos Somos Mais Vida

O Instituto Oncoguia com o apoio da Fundação Susan G. Komen realizou em 2016 o projeto "Juntos Somos Mais Vida”, que teve como objetivo capacitar assistentes sociais de hospitais públicos e ONGs do Estado de São Paulo, para que possam melhor informar e guiar os pacientes e familiares com câncer, em especial câncer de mama, sobre seus direitos e benefícios legais.

Por acreditarmos na importância do trabalho realizado pelos assistentes sociais na vida de quem está enfrentando um câncer preparamos um workshop teórico-prático com conteúdo exclusivo a esses profissionais.

A seguir mais detalhes do nosso programa:
 

  • Objetivo do workshop: motivar, empoderar e fortalecer assistentes sociais, profissionais essenciais no apoio e orientação de pacientes com câncer, em especial as pacientes com câncer de mama, sobre seus direitos e benefícios.

 

  • O workshop contemplou atualizar sobre a realidade do câncer e do câncer de mama no Brasil; aprofundar o conhecimento sobre os benefícios legais e direitos dos pacientes com câncer; oferecer espaços para discussões sobre limites e barreiras na conquista de direitos; e fortalecer e estimular a troca de experiência entre os participantes.

 

 

  • O projeto traz consigo uma mandala, conceito criado que acompanha sempre todos os materiais do projeto, reforçando que as ações e reflexões do workshop vão possibilitar aos participantes: adicionar ações; multiplicar conhecimento; dividir esforços; e, por fim, diminuir as perdas. Focando sempre no aprimoramento do trabalho realizado com os pacientes nos seus centros de tratamento e na causa de um forma geral, afinal, Juntos Somos Mais Vida.

 

 

 

 
  • O workshop Juntos Somos Mais Vida consistiu em 2 módulos teórico-práticos conduzidos em dois dias, totalizando 16 horas, realizado por profissionais especializados da equipe Oncoguia durante dois dias consecutivos. Visando atender a agenda dos profissionais, realizamos em duas datas: 2 e 3 de junho e 28 e 29 de julho de 2016.

 

  • Participaram um total de 54 assistentes sociais de 32 instituições do Estado de São Paulo.

 

 

  • Os participantes receberam materiais de apoio como: Manual de Direitos do Paciente com Câncer, Pocket com resumo dos direitos e dos conteúdos apresentados, card sobre o autocuidado da mama da Susan G. Komen, broche do projeto, e cartão institucional do Oncoguia para pacientes com câncer.

 

 

 

 

Nossos principais resultados

 

 

  • 95% dos participantes consideraram a capacitação útil para seu trabalho.

 

 

 

  • 91% consideraram ter um aumento em seu conhecimento sobre câncer de mama e sobre os direitos do paciente com câncer.

 

 

  • 100% informou que o workshop trouxe impactos positivos no dia a dia de trabalho. Desses, 60% informou ter recebido informações novas que complementarem seu conhecimento e 24% destacou estar mais engajado na causa do câncer.

 

 

  • 81% informou que passou a orientar os pacientes de forma diferente depois da capacitação.


Os assistentes sociais viram valor em participar:

 

 

 

"A partir da capacitação minhas orientações estão sendo mais seguras e claras a esses pacientes.”

"Adquiri novos conhecimentos e mudei a minha forma de orientar.”

"a capacitação permitiu que tirássemos algumas dúvidas, trocássemos estratégias de atendimento com outros profissionais da área, novas formas de superar os desafios diários.”

"Ampliei as informações dos direitos dos pacientes oncológicos, que antes não tinha conhecimento.”

"Através do workshop tive uma injeção de ânimo”

"O workshop me fez relembrar o quanto é importante meu papel como profissional.”


Após os workshops, também realizamos um encontro entre as turmas. Nesse encontro, objetivou-se aproximar todos os participantes, fortalecer o vínculo entre esses profissionais e, por fim, compartilhar iniciativas que os assistentes sociais estão implementando para ajudar a driblar possíveis desafios enfrentados pelos pacientes com câncer.

 

 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho