Biópsias para diagnóstico do mesotelioma

Os sintomas e os resultados dos exames de imagem e de sangue podem sugerir que uma pessoa tenha mesotelioma, mas o diagnóstico só pode ser confirmado por uma biópsia, que é o procedimento no qual o médico remove uma amostra de tecido para análise anatomopatológica. Os principais tipos de biópsias utilizados para o mesotelioma são:

  • Coleta de líquido para exame

Se o acúmulo de líquido está relacionado com o mesotelioma, uma amostra deste líquido será retirada através da inserção de uma agulha fina. Este procedimento é realizado com anestesia local, em consultório médico ou hospital.

O procedimento tem diferentes nomes, dependendo do local onde o fluido está localizado:

  1. Toracocentese. Remove líquido da cavidade torácica.
  2. Paracentese. Remove líquido do abdômen.
  3. Pericardiocentese. Remove líquido que envolve o coração.

O líquido coletado é estudado quanto a sua composição química e analisado microscopicamente para ver se existem células cancerígenas no mesmo. Se células cancerígenas estão presentes, o laudo definirá se é mesotelioma, câncer de pulmão ou outro tipo de câncer.

  • Biópsias por agulha

Os tumores do tórax suspeitos são às vezes biopsiados por agulha, guiada por tomografia, e enviada para análise em um laboratório. Esse procedimento não necessita de incisão cirúrgica ou internação hospitalar. Entretanto, às vezes, a amostra retirada não é suficiente para um diagnóstico preciso, e um método mais invasivo de biópsia pode ser necessário.

Uma complicação possível desta abordagem é o acúmulo de ar no espaço pleural, denominado pneumotórax. Um pneumotórax pequeno pode não causar sintomas e só pode ser diagnosticado numa radiografia, mas um pneumotórax maior pode fazer com que uma parte ou todo o pulmão colapse, causando intensa falta de ar. Isto pode ser tratado com a colocação temporária de um pequeno tubo (dreno) através da pele e do espaço pleural, para sugar o ar para fora e reexpandir o pulmão.

  • Biópsias endoscópicas

A biópsia endoscópica é geralmente usada para o diagnóstico do mesotelioma. O endoscópio é um instrumento usado para visualizar o interior do corpo. Na extremidade, ele tem lentes (ou uma câmara minúscula) e luz própria, e muitas vezes tem uma ferramenta para remover o tecido. Os endoscópios têm diferentes nomes dependendo da região do corpo onde são utilizados. Existem vários tipos de biópsias endoscópicas,

Toracoscopia. Este procedimento usa um toracoscópio para visualizar as áreas do tórax, incluindo a pleura, e retirar amostras de tecido para biópsia. A toracoscopia é realizada no centro cirúrgico, com o paciente anestesiado. O médico insere o toracoscópio através de uma pequena incisão no tórax, entre os pulmões e a parede torácica. Isso permite que o médico visualize as áreas potenciais e remova fragmentos de tecido para análise. A toracoscopia também pode ser usada para recolher amostras dos linfonodos e do líquido para avaliar se o tumor está se desenvolvendo nos tecidos ou órgãos adjacentes.

Laparoscopia. Nesta técnica, o médico utiliza um laparoscópio para visualizar dentro do abdômen e biopsiar todos os tumores presentes. Em seguida, o laparoscópio, é inserido através de pequenas incisões no abdômen. O procedimento é realizado com o paciente anestesiado.

Mediastinoscopia. Se os exames de imagem sugerem que o câncer pode ter se disseminado para os linfonodos entre os pulmões, o médico removerá algum deles para ver se realmente contém a doença. Este procedimento é denominado mediastinoscopia, que é feito em centro cirúrgico, com o paciente anestesiado. É realizada uma pequena incisão na parte anterior do pescoço, acima do esterno, por onde é inserido o mediastinoscópio. Instrumentos especiais são inseridos pelo mediastinoscópio para retirar amostras de tecido dos linfonodos, traqueia e brônquios. O câncer de pulmão, muitas vezes, se dissemina para os linfonodos, mas os mesoteliomas fazem isso com menos frequência. A biópsia dos linfonodos fornece informações se o tumor ainda está localizado ou se já se disseminou, e pode ajudar a distinguir o câncer de pulmão do mesotelioma.

Broncoscopia. Este procedimento utiliza um broncoscópio, que é inserido pela boca ou nariz passando pela garganta até chegar à traqueia e brônquios. Ele é usado para as principais vias aéreas. Este procedimento é feito com o paciente anestesiado. Se um tumor for encontrado, o médico remove uma pequena amostra do mesmo através do broncoscópio.

  • Biópsia cirúrgica

Em alguns casos, procedimentos mais invasivos podem ser necessários para obter uma amostra de tecido maior para o diagnóstico. A toracotomia (que abre a cavidade torácica) ou a laparotomia (que abre a cavidade abdominal) permite que o cirurgião remova uma amostra maior de tumor ou às vezes todo o tumor.

Análise das amostras

As amostras de tecido e líquido removidas durante qualquer um desses procedimentos de biópsia são enviadas para o laboratório de patologia para análise.

Muitas vezes, é difícil diagnosticar o mesotelioma, observando as células do líquido. Pode ser difícil diagnosticar o mesotelioma em tecidos de biópsias por agulha fina. Sob o microscópio, o mesotelioma pode ser semelhante a vários outros tipos de câncer. Por exemplo, o mesotelioma pleural pode assemelhar-se a alguns tipos de câncer de pulmão e o mesotelioma peritoneal pode ser parecido com alguns tipos de câncer de ovário.

Por esta razão, exames especiais de laboratório são muitas vezes realizados para distinguir o mesotelioma de alguns outros tipos de câncer.

Se o mesotelioma é diagnosticado, o médico irá também determinar o seu tipo com base nos padrões observados no microscópio. A maioria dos mesoteliomas é classificada como epitelioide, sarcomatoide, ou misto/bifásico.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Preciso fazer uma biópsia.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros. 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho