Transplante de células-tronco para câncer de testículo
Em geral, os tumores de testículo respondem bem à quimioterapia. No entanto, se o câncer recidivar após a quimioterapia, uma das opções de tratamento é a quimioterapia em altas doses seguida de um transplante de células-tronco.
Um transplante de células tronco permite que os médicos usem altas doses de quimioterapia com segurança. Para a realização do transplante as células-tronco formadoras de sangue são coletadas e congeladas. Em seguida o paciente recebe altas doses de quimioterapia. Após a quimioterapia o paciente recebe suas células de volta. As células são infundidas na veia como uma transfusão de sangue. As células-tronco se instalam na medula óssea e começam a produzir novas células sanguíneas.
Estudos atuais estão avaliando se o transplante de células-tronco pode ser eficaz como parte do tratamento inicial para pacientes com tumores avançados de células germinativas.
Este é um tratamento complexo e intenso. Deve ser realizado em hospital, com uma equipe que tenha experiência com o procedimento e o gerenciamento da fase de tratamento e recuperação.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Transplante de medula óssea.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos colaterais do tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.